CDU


CDU apresenta candidatos



ABRANTES

Durante o almoço comemorativo do 23º aniversário do 25 de Abril, que juntou mais de uma centena de pessoas e contou com a presença de José Casanova, membro da Comissão Política do PCP, a coordenadora da CDU de Abrantes apresentou o cabeça de lista à Câmara Municipal - Francisco Marques Lourenço Domingos. O candidato tem 51 anos de idade, é engenheiro técnico agrário e professor do ensino agrícola. Pertence ao quadro de professores da Escola Profissional de Agricultura de Abrantes, em Mouriscas, onde é sub-director. É actualmente membro da Assembleia de Freguesia de Mouriscas e foi membro em dois mandatos na Assembleia Municipal. No mandato anterior pertenceu à Assembleia de Freguesia de S. João. É membro do PCP desde 1975 e integra a Comissão Concelhia de Abrantes do PCP.


ALBUFEIRA

A CDU de Albufeira anunciou a candidatura de Romeu Santa Clara de Brito à Câmara Municipal. O candidato tem 58 anos é natural do concelho e é director hoteleiro. Membro da Comissão Concelhia do PCP e da Coodenadora da CDU, foi presidente da Comissão Administrativa da CM de Albufeira em 1974 e 1975.

Vereador na Câmara, eleito nas eleições intercalares de 21 de Janeiro de 1996, assumiu responsabilidades ao nível de vários pelouros, a acção de Romeu de Brito tem sido determinante para ultrapassar as graves dificuldades em que o município se encontrava.


VILAR DA VEIGA

A Comissão da CDU de Terras de Bouro anunciou a candidatura de de Carlos Manuel Guimarães à Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, (Gerês). O cabeça de lista, independente, é presidente da autarquia desde 1989, é director do centro social e paroquial da localidade e é vice-presidente do núcleo do Gerês da Cruz Vermelha Portuguesa.


ALCÁCER DO SAL

No passado sábado, a CDU apresentou os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Alcácer do Sal. Num almoço que teve a presença de Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP (ver discurso na página 7), e contou com a presença de mais de 250 pessoas, foram anunciadas as recandidaturas de Rogério de Brito à Câmara Municipal, e de Rui Oliveira à Assembleia Municipal.


ALCOBAÇA

Em conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira, a CDU apresentou os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça, que são respectivamente Rogério Madeira Raimundo e Basílio dos Santos Martins.

Rogério Raimundo, professor do ensino secundário, é membro da Comissão Coordenadora Concelhia do PCP, reside na Freguesia da Cela, é membro do secretariado distrital de Leiria da União das IPSSs e presidente do Centro Cénico e de bem Estar Social da Cela. Foi membro da Assembleia de freguesia da Cela e da Assembleia Municipal de Alcobaça.

Basílio dos Santos Martins é advogado, foi activista do movimento estudantil em Coimbra e e da lutas da oposição ao regime fascista, tendo participado como militar miliciano na Revolução de Abril. É director do jornal «Voz de Alcobaça» e eleito na Assembleia Municipal.


ESTREMOZ

Luís Filipe Pereira Mourinha e Inácio Augusto Carmelo Grazina são os nomes dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Estremoz.

Luís Mourinha, presidente da câmara, tem 40 anos, é independente e dirige desde 1986 a Cooperativa de habitação Económica COBATA. Inácio Grazina tem 57 anos, é professor do ensino secundário, foi presidente da AM de Estremoz pela CDU de 1982 a 1985 e vereador na Câmara pela CDU de 1985 a 1989. Independente, é o actual presidente da Assembleia de Freguesia de Sta. Maria.

No breve balanço do mandato, Luís Mourinha salientou a obra realizada e o modo como os eleitos da CDU procuram resolver os problemas das populações, contando com a «enorme abnegação da generalidade dos trabalhadores da autarquia».


LEIRIA

José Augusto Esteves é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Leiria. O candidato tem 49 anos, é membro do Comité Central do PCP, e responsável pela organização partidária no distrito, pertencendo à actual Assembleia Municipal de Leiria. Entretanto, Sérgio Silva, o candidato à Câmara já anteriormente apresentado, encontrou-se com representantes da Associação Comercial e Industrial de Leiria, dando assim início a uma série de audiências com diversas entidades do concelho.


MAIA

Decorreu no passado sábado, no fórum da Maia, a sessão pública de apresentação da candidatura de Serafim Nunes à Câmara de Municipal da Maia. Na inicativa, que contou com a presença de Emídio Ribeiro, responsável pela DORP e membro da Comissão Política do PCP, o candidato independente criticou as opções do município gerido há duas décadas pelo PSD e considerou que a CDU é a unica força política que apresenta um projecto alternativo.

Serafim Nunes tem 43 anos, é economista e foi militante do PCP de 1976 a 1991. Foi membro da Comissão de Trabalhadores do banco Português do Atlântico e da Comissão de Obras Sociais daquela instituição. Foi delegado Sindical e Membro do Conselho Geral do Sindicato dos Bancários do Norte.

Pertenceu à Assembleia de Freguesia de Águas Santas, entre 1976 e 1979; de 1982 1989 foi vereador da CM da Maia, assumindo a responsabilidade do pelouro da habitação social. Foi ainda membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados e membro da Assembleia Intermunicipal da Lipor.


PORTALEGRE

A apresentação pública de Joaquim Miranda como cabeça de lista à Câmara Municipal de Portalegre, realizou-se na passada sexta-feira, dia 25 de Abril, no cine-teatro Cristal, com a presença de numerosos activistas e apoiantes da CDU.

Na sessão o candidato, referindo-se ao simbolismo da data escolhida, considerou o poder local como «uma das realizações mais exemplarmente conseguidas com a Revolução», para mais adiante exigir «uma profunda mudança que traga uma lufada de ar fresco a Portalegre».

Joaquim Miranda defendeu um projecto para o concelho que conte com a participação activa dos portalegrenses e esteja orientado para «o bem-estar da comunidade e fundado no seu progresso económico e social». Para tanto é necessário aproveitar os recursos e potencialidades do concellho bem como «terminar com os métodos arcaicos de funcionamento da própria câmara e dos seus serviços». A resolução das gritantes carências infraestruturais ao nível das acessibilidades e do saneamento foi considerada outra das prioridades por Joaquim Miranda que se confessou chocado por em Portalegre existirem ainda esgotos a céu aberto.

Reclamando um desenvolvimento económico da região que permita a criação de postos de trabalho, Joaquim Miranda criticou a inércia da câmara nesta matéria, acusando-a de mais à frente de passividade face ao afastamento do concelho de certos traçados de vias fundamentais, ao encerramento de estações ferroviárias ou à transferência de serviços essenciais.

Por termo «ao imobilismo e ao atraso que resultam em larga medida da incapacidade na gestão municipal» é pois a grande tónica do discurso que o cabeça de lista da CDU propõe à população de Portalegre.


SINTRA

A CDU apresentou no passado dia 23 de Abril a sua candidata jovem à Câmara Municipal de Sintra. Paula Borges tem 22 anos e é estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No dia da sua apresentação, a candidata visitou a escola secundária Ferreira Dias, onde foi recebida pela Associação de Estudantes e pelo Conselho Directivo. No final, acompanhada por dirigentes da JCP e por Lino Paulo, Paula Borges promoveu uma conferência de imprensa em que explicou as razões por que concorre: «por uma verdadeira política jovem onde todos terão algo a dizer e serão sempre ouvidos».