CDU

CDU continua a apresentar
os seus candidatos às Eleições Autárquicas 97


ÁGUEDA

A Coordenadora Concelhia de Águeda da CDU divulgou os cabeças de lista Câmara e à Assembleia Municipal, respectivamente Júlio Balreira Correia e Francisco Camossa Simões. A decisão foi anunciada durante um almoço realizado no passado dia 25 de Abril que congregou cerca de uma centena de apoiantes da Coligação, e contou com a participação de António Salavessa, responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP e David Valente de Almeida e Paulo Sucena que encabeçaram as listas da CDU nas eleições de 1993.

Júlio Balreira tem 44 anos, é metalúrgico de profissão e membro da Assembleia Municipal Águeda, concelho de que é natural. Membro da DORAV e da comissão concelhia de Águeda do PCP, é igualmente coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos de Aveiro e Viseu, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN, da Comissão Executiva da Direcção Distrital da União de Sindicatos de Aveiro, pertencendo ainda ao Conselho Consultivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional da Região Centro.

Francisco Simões tem 48 anos, é natural de Águeda, licenciado em engenharia mecânica e industrial. É actualmente eleito na Assembleia de Freguesia de Águeda e membro da DORAV e da comissão concelhia do PCP.


AVEIRO

«Jantar de Abril» foi como se designou a iniciativa promovida pela CDU quarta-feira da semana passada em Aveiro, para comemorar o aniversário da Revolução e apresentar os cabeças de lista à Câmara e à Assembleia Municipal.

Explicados os critérios e razões da escolha (capacidades humanas e de trabalho, a experiências e as provas dadas de dedicação ao concelho) foram anunciados os nomes de Porfírio José de Almeida e António Manuel Salavessa para candidatos respectivamente à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro,

O discurso de António Salavessa criticou a política autárquica seguida no concelho pela maioria CDS-PP há mais de 20 anos responsabilizando-a pela «descaracterização do concelho; a degradação da qualidade de vida e o agravamento injustificado de encargos para os munícipes». Salavessa falou ainda dos atentados ao património natural e cultural, do insuficiente funcionamento democrático e colegial da autarquia, da crescente subserviência a interesses particulares, apelando no final a que a populção escolha «vereadores intervenientes e atentos» que trabalhem, estudem e façam propostas fundamentadas para o futuro. Como afirmou «os candidatos da CDU podem e querem desempenhar esse papel».

O candidato à Câmara lançou igualmente um apelo ao voto na CDU «baseado na razão e não nos preconceitos» para que de futuro se possam implementar políticas que permitam o verdadeiro desenvolvimento e progresso do concelho.


COVILHÃ

A CDU do concelho da Covilhã anunciou os nomes de Vítor Manuel Reis Silva e de Luís Pereira Garra como cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente. O candidato à Câmara, Vítor Silva, tem 39 anos, é professor do Ensino Secundário e pertence à concelhia da Covilhã e à DORCB do PCP, e a diversas direcções de associações e coolectividades da região. Em 1989 foi eleito presidente da Freguesia do Paul com maioria relativa, sendo reeleito em 1993 com maioria absoluta.

Luís Pereira Garra tem 40 anos e é operário têxtil. Coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco, é membro da Assembleia Municipal da Covilhã, membro da DORCB e do Comité Central do PCP.


ÍLHAVO

Zita da Piedade Leal Costa é a candidata da CDU à Assembleia Municipal de Ílhavo. A Coligação completa assim a divulgação dos cabeças de lista aos órgãos municipais do concelho, já que o candidato à presidência da Câmara, o médico João de Almeida, tinha sido apresentado em Outubro passado.

Zita Costa tem 58 anos, é professora ligada a formação profissional e à educação de adultos. Integrou durante sete anos os conselhos directivos da Escola Preparatória de Oliveira de Azeméis e da Escola do 2º e 3º Ciclo Preparatório da Gafanha da Nazaré, entre 1994 e 1996.

Pertenceu, enquanto estudante à Juventude Juvenil Católica, aderindo ao PCP em 1969. Integra actualmente a comissão inter-concelhia de Ílhavo/Vagos do PCP.


MOITA

Em sessão pública realizada no passado dia 18 de Abril, que contou com a presença de Francisco Lopes, membro da Comissão Política do PCP, numerosos eleitos autárquicos e dezenas de activistas e apoiantes da CDU, a Coordenadora Concelhia da Moita apresentou os seus cabeças de lista às próximas eleições autárquicas. O candidato à Câmara é João Almeida, actualmente presidente da Assembleia Municipal. Tem 55 anos, é empregado de escritório e membro do PCP desde 1975. Vereador da Câmara da Moita em vários mandatos, é provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, membro do conselho geral da Assembleia Nacional de Municípios e da Assembleia Metropolitana de Lisboa.

O cabeça de lista à Assembleia Municipal é José Luís Lopes Pereira, actual presidente da Câmara da Moita. Com 56 anos de idade, tem a profissão de bancário e é membro do PCP desde 1975. Fez parte da comissão concelhia da CDE em 1969, integrou a comissão administrativa entre 1974 e 1976, foi presidente da Assembleia Municipal no mandato de 1977/79, vereador entre 1980 e 1985, assumindo a presidência do município em 1986.

Intervindo na sessão, Francisco Lopes enalteceu a obra realizada pela CDU no concelho da Moita, destacando em especial o contributo de José Luís Pereira, cuja vasta experiência adquirida ao longo de 23 anos de actividade autárquica continuará ao serviço da população.

SOUSEL

José Coelho da Rosa é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Sousel. O candidato tem 55 anos, é independente, empregado bancário, natural e residente em Sousel, onde já exerceu o mandato de vereador na Câmara entre 1982 e 1985.

Na declaração que dirigiu à população, a CDU afirma que José Rosa «é o presidente que a Câmara de Sousel precisa para uma gestão competente e isenta, que conta com todos, homens, mulheres e jovens trabalhadores, empresários, com as colectividades culturais, recreativas e desportivas e outras entidades, tais como instituições de solidariedade social. Só desta forma o concelho de Sousel poderá aproveitar todas as suas potencialidades, quer ao nível dos seus recursos naturais e patrimoniais, quer ao nível dos seus recursos humanos.


TORRES VEDRAS

Numa iniciativa realizada no passado dia 29 de Abril, que contou com a presença do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, e dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Torres Vedras, respectivamente Joaquim Dinis e Francisco Fernandes, foram apresentados os candidatos à presidência de quatro juntas de freguesia do concelho. Na Carvoeira, é candidato da CDU José Manuel Cristóvão, de 46 anos, presidente da Junta de Freguesia; em Dois Portos, o cabeça de lista é José Rasteiro Rodrigues de 43 anos, tesoureiro da Junta; Na A-dos-Cunhados o candidato é Juvenal pedros Martins Lucas, com 65 anos, eleito actualmente eleito na Assembleia de Freguesia; Em S. Pedro e S. Tiago, encabeça a lista Venerando António Aspera Matos Póvoa, de 41 anos, actulmente eleito na Assembleia Municipal de Torres Vedras. Na iniciativa foram ainda apresentados os segundos e terceiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal.