CDU


CDU apresenta candidatos



ALANDROAL

No passado domingo, Margarida Lúcia Godinho foi apresentada como cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Alandroal. A candidata tem 53 anos de idade é licenciada em Organização e Gestão de Empresas, técnica superior na CM do Redondo, membro da DOREV e da Concelhia do Redondo do PCP. Presidente da Assembleia de freguesia do Redondo, presidente do Concelho Fiscal da Associação Nacional de Freguesias é ainda coordenadora da Comissão Executiva da Delegação Distrital de Évora desta associação.

Na sessão pública, esteve presente Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do PCP, que salientou o facto de a candidata ser uma mulher, aproveitando para recordar que em 1979 as mulheres representavam 8,9 por cento dos eleitos do PCP e dos seus aliados na CDU. Esta percentagem, já na época superior aos restantes partidos, passou em 1993 para 18,5 por cento, sendo que nos concelhos de maioria CDU atingiu os 20 e 30 por cento. Contudo dos 300 cabeças de lista às Câmaras Municipais, apenas 31 eram mulheres (10,3%), e dos 49 presidentes eleitos, apenas dois são mulheres.

A apresentação de Margarida Godinho, afirmou Fernanda Mateus, «é um claro sinal que o PCP e a CDU no distrito de Évora mantém esforços com vista a elevar a participação das mulheres na condução da gestão autárquica».


ALMEIRIM

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Almeirim é José Assunção Santo Alfaiate. A decisão foi anunciada no passado fim-de-semana, na sequência de uma reunião da coordenadora concelhia da CDU. José Alfaiate tem 47 anos de idade, é engenheiro electromecânico, responsável pela Unidade Técnica de Almeirim da LTE-EDP. Vereador da Câmara entre 1975 e 1985, foi eleito na Assembleia Municipal nos mandatos de 1986/89 e 1993/97. Foi fundador da Telemon-Telecomunicações e é director dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e vice-presidente da Associação de deficientes mentais do Vale de Santarém.


ARRAIOLOS

No encontro concelhio realizado na passada sexta-feira, 16, em Arraiolos, com a presença de centena e meia de activistas e apoiantes da CDU, foram divulgados os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal. O candidato à Câmara Municipal é Jerónimo Loios, actual presidente da Câmara. Tem 48 anos, é bancário e membro da Comissão Concelhia de Arraiolos do PCP. Joaquim Miguel, de 49 anos, operário agrícola e membro da concelhia e da DOREV do PCP, recandidata-se à Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, Jerónimo Loios fez um balanço da actividade autárquica no concelho ao longo de mais de duas décadas e destacou três linhas de orientação para o próximo mandato: realizar numerosas obras por administração directa; modernizar os serviços, melhorar a formação profissional e os contactos com as estrutruas representativas dos trabalhadores; articular a acção dos órgãos autárquicos do concelho com todas as colectividades, grupos desportivos, escolas, misericórdias, lares, agentes económicos e sociais.

Na sessão interveio José Soeiro, membro da Comissão Política do PCP, que criticou a actuação do actual Governo referindo em especial a ausência do plano de emergência para o Alentejo e a insuficiência de verbas destinadas à região no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio.


ARGANIL

Margarida Viegas e Eduardo Serra são respectivamente os cabeças de lista da CDU À Câmara e Assembleia Municipal de Arganil. Maria Viegas, candidata independente, tem 42 anos e é engenheira na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Eduardo Serra tem 41 anos e é ajudante técnico de Farmácia.


OLIVEIRA DO BAIRRO

Fernando Peixinho é o candidato da CDU à Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro. Com esta candidatura a Coligação propõe-se voltar a ter representação naquele órgão autárquico para assim defender o desenvolvimento do concelho e a qualidade de vida das suas populações.

Fernando Peixinho é um prestigiado médico, tem 68 anos e é presidente da Comissão de melhoramentos de Oiã. Na sequência de uma longa e activa participação na Oposição Democrática ao regime fascista, foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a seguir ao 25 de Abril de 1974; foi presidente da direcção do Centro Social de Oiã, ocupou e ocupa cargos nos órgãos sociais da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Oiã desde a sua fundação. Foi ainda candidato a deputado à Assembleia da República em várias eleições e é membro da Comissão Nacional da ID - Intervenção Democrática e da Coordenadora Concelhia da CDU.


VISEU

A CDU/Viseu apresentou recentemente os seus cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho. Na sessão de apresentação pública, os candidatos Manuel Rodrigues e José Teles, divulgaram dez compromissos fundamentais para com a população que constituem as linhas gerais que orientarão a sua acção como eleitos.

Manuel Rodrigues, candidato à Câmara, tem 43 anos é professor licenciado em Filosofia. Membro da direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro e do conselho nacional da Fenprof, é ainda presidente da direcção e director do Centro de Formação da Prof - Associação de Professores de Viseu; presidente da mesa da assembleia geral da Confederação Nacional da Agricultura e da Associação de Agricultores da Região de Viseu; presidente da direcção do secretariado dos baldios do distrito de Viseu; presidente da mesa da assembleia geral da Associação de Solidariedade Social de Lafões e membro da Sociedade Portuguesa de Autores e da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação. É autor do livro «Os Baldios» e co-autor do livro «Se Houvera Quem Me Ensinara». Foi candidato à Assembleia da República em 1991 e 1995. É membro do Secretariado da DORV e do Comité Central do PCP.

José Teles, candidato à Assembleia Municipal, tem 40 anos, é operário metalúrgico, coordenador da DORV e membro do Comité Central do PCP.


VILA NOVA DE POIARES

A CDU divulgou os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares. Os candidatos são respectivamente, Aurora Sobral, de 50 anos de idade, empregada; e António Fernandes, de 63 anos de idade, empregado de escritório.