CDU


Quem são os candidatos CDU
nas Freguesias de Braga


«São candidatos que não andam à procura de lugares onde possam auferir ou acumular qualquer vantagem material ou projecção social, mas sim pretendem contribuir para o benefício das populações e do concelho». É deste modo que a CDU/Braga caracteriza os cabeças de listas a seis freguesias do concelho, apresentados na passada semana em conferência de imprensa.

Na ocasião foi recordada a recordada a regra dos eleitos da CDU de não ficarem com as remunerações auferidas nas freguesias, revertendo estas a favor da Associação de Eleitos Comunistas e outros Democratas (AECOD) ou para a própria freguesia. Só entre 1995 e 1997, foram entregues para obras no distrito a colectividades, paróquias e a uma Junta de Freguesia 1200 contos provenientes do fundo criado.

A CDU divulgou ainda os objectivos gerais e linhas de intervenção dos seus eleitos, reclamando mais competências para as freguesias e o reforço das transferências directas do orçamento do Estado. Neste momento as juntas da cidade têm meios reduzidos e as verbas disponibilizadas pela Câmara «são tão ridículas que algumas freguesias só existem para passar atestados e mal podem pagar os seus funcionários», denunciam os candidatos da CDU.

A Coligação mostra-se confiante no concelho de Braga onde já foram efectuados contactos em cerca de 90 por cento das freguesias tendo sido recebidas «indicações positivas» que apontam para «uma forte possibilidade de reforçar» o número de listas CDU e «boas perspectivas para o crescimento dos resultados eleitorais relativamente a 1993», ano em que, recorde-se, comunistas e aliados concorreram a 45 órgãos autárquicos de freguesia.

Para já são conhecidos os seguintes cabeças de listas: Freguesia de Maximinos - Júlio Alves Vieira, 47 anos de idade, técnico agrário, presidente da ADADB, membro da direcção da Associação de Pais da Escola Secundária de Maximinos»; Freguesia de São Lázaro - António Manuel Rodrigues, 48 anos, médico, chefe de serviço de Medicina Interna no H.S. Marcos, dirigente do Sindicato dos Médicos do Norte, membro do PCP e eleito na Assembleia de Freguesia; Freguesia de S. Vicente - Maria Fernanda Sá Mendes, 45 anos, professora, membro do PCP; S. Vítor - Lídia Maria Leite dos Santos, 46 anos, professora, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), membro da DORB e do Conselho Regional de Braga do PCP, vereadora na CM de Braga; Freguesia de Dume - João Oliveira Sousa, 47 anos, profissional de panificação, membro do PCP e eleito na Assembleia de Freguesia; Freguesia de Nogueira - Maria Júlia Vale, 34 anos., educadora de infância, dirigente do SPN, membro do PCP e eleita na Assembleia Municipal; Freguesia de Adaúfe - António José Guilherme Peixoto, 46 anos, técnico dentário.