NACIONAL


Paredes
Problemas locais em discussão


No dia 27 de Junho decorreu na Academia de Música de Paredes o debate «Diálogos com o Futuro», promovido pela CDU de Paredes sobre os problemas locais e a política autárquica.

Após uma intervenção inicial de Serafim Brás, do Comité Central e da DORP do PCP, foi lida uma carta do escritor Mendes Moreira justificando a sua ausência.

O primeiro orador da sssão foi o arquitecto Fernando Leal, que abordou a questão do Urbanismo na cidade de Paredes, onde predomina a especulação e a ausência de disciplina urbanística. Alvo de crítica sua foram as decisões quanto ao núcleo industrial de Paredes, a ampliação do edifício da Câmara e a escadaria de acesso ao Palácio da Justiça.

Por sua vez, Fernando Moreira, engenheiro do GAT do Vale do Sousa, falou do Planeamento Regional e dos instrumentos legais utilizados no ordenamento do território (PNOT, PROT's, PMOT's). O caso particular do Vale do Sousa foi objecto de esclarecimento, na sua articulação com os PDM's de cada município.

Álvaro Pinto, presidente da Cooperativa de Habitação Nova Amizade, de Parada de Todeia, historiou o associativismo no concelho de Paredes e José Orlando, chefe de redacção do Jornal Novas do Vale do Sousa, falou dos acontecimentos relacionados com o concelho na comunicação social.

Na intervenção que proferiu a seguir, José Manuel Oliveira, membro da Assembleia Municipal de Paredes, falou dos órgãos autárquicos e das suas limitações qualitativas, lançando algumas ideias para discussão.

O debate que cada tema sugeriu motivou um largo espaço de consenso quanto a questões ligadas à realidade do urbanismo e planeamento. Já nas questões estruturais o debate foi marcado pela diversidade.

A encerrar os «Diálogos» com o Futuro», interveio Cristiano Ribeiro, candidato da CDU à Câmara Municipal de Paredes, que apresentou linhas de actuação da CDU, nomeadamente de abertura às opiniões, ideias e propostas da sociedade civil e de crítica à prática política dos partidos mais representados nas autarquias do concelho de Paredes.