CDU


Candidatos CDU


A CDU prosseguiu esta semana, de Norte a Sul, a apresentação pública dos seus candidatos às próximas eleições autárquicas. Apesar de, por falta de espaço, nem sempre ter sido possível ao «Avante!» noticiar atempadamente essas iniciativas, o certo é que, até ao momento, já foram divulgados os candidatos à Presidência de cerca de centena e meia de Câmaras e Assembleias Municipais.


AVIS
António Bartolomeu

Mais de uma centena e meia de pessoas participaram na iniciativa realizada pela CDU, com a presença de Jerónimo de Sousa, membro da Comissão Política do PCP, para divulgação dos seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Avis.
António Raimundo Bartolomeu, 52 anos, engenheiro técnico agrário, membro do PCP, é o candidato à Presidência da Câmara Municipal. Eleito vereador no mandato de 76/79, foi eleito presidente da Câmara de Avis em 1980, cargo para que, até hoje, tem sido eleito.
O candidato à Assembleia Municipal de Avis é Francisco da Silva Ramos, 45 anos, motorista, membro do PCP. Foi eleito vereador da Câmara Municipal nos mandatos de 83/85, 86/89 e 90/93, sendo no actual mandato 1º Secretário da Assembleia Municipal.
Na apresentação das suas candidaturas, os candidatos da CDU, afirmando que os homens e as mulheres das várias freguesias do concelho os conhecem bem, disseram que avançavam para as próximas eleições «conscientes da obra realizada e do projecto« que pretendem continuar a desenvolver.


FUNDÃO
Isabel Coelho

No dia 9 de Julho, no Fundão, foram divulgados os nomes dos cabeças de lista aos órgãos municipais do concelho.
A candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Fundão é Maria Isabel de Paiva Gonçalves Coelho, de 47 anos, licenciada em Matemática e Mestra em Ciências da Educação. É professora na Escola Básica 2/3 do Fundão e membro do Executivo Distrital de C.B. do Sindicato dos Professores da Região Centro. Pertence à Comissão Concelhia do Fundão e à Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP.
O candidato à Assembleia Municipal do Fundão é Joaquim Reis Nunes, de 48 anos, médico cirurgião, director e director clínico do Hospital Distrital do Fundão. É membro da Assembleia Municipal do Fundão eleito pela CDU, como independente, desde o mandato de 1985.


IDANHA-A-NOVA
António Bentes Gil

No dia 13 de Julho, em Idanha-a-Nova, a CDU apresentou também os cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.
O candidato à Presidência da Câmara é António Francisco Bentes Gil, professor do Ensino Secundário, natural e residente em S. Miguel de Acha. Já desempenhou diversos cargos autárquicos, nomeadamente como membro da Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, presidente da Assembleia de Freguesia de S. Miguel de Acha e membro da Junta de Freguesia da mesma localidade. Foi, durante mais de uma década, presidente da Casa do Povo de S. Miguel de Acha e esteve ligado a diversos organismos associativos.
João Fazenda é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova. Empresário da construção civil, natural e residente em Idanha-a-Nova, tem participado activamente nos trabalhos da Assembleia Municipal, para além de diversos cargos associativos que já desempenhou no Clube União Idanhense e na Filarmónica.


VENDAS NOVAS
João Teresa Ribeiro

Recentemente divulgado foi também o nome do candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Vendas Novas, João Teresa Ribeiro. Membro do PCP, 51 anos de idade, licenciado em economia e pós-graduado em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na Perspectiva das Comunidade Europeias, João Teresa Ribeiro é Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas desde Janeiro de 1980. É ainda Vice-presidente do Conselho Regional do Alentejo, membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, membro do Comité de Acompanhamento do Programa Operacional da Região do Alentejo, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Parque Industrial de Vendas Novas, membro da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Distrito de Évora, da Comissão Regional de Turismo da Évora e da Assembleia Distrital de Évora.
Os eleitos da CDU não se têm limitado a cumprir as suas responsabilidades legais, «têm, também, cooperado, ajudado, contribuído ou resolvido problemas da competência legal do Governo, designadamente nas áreas do ensino, da habitação, do desporto, da saúde e de outras». E ao longo dos mandatos João Teresa Ribeiro tem desempenhado as suas funções com honestidade e competência, defendo intransigentemente os interesses da população de Vendas Novas, razão por que a CDU está confiante em que continuará a merecer o seu voto.


VINHAIS
Manuel Dinis Lousada

Em 12 de Julho foram igualmente divulgados os candidatos que concorrerão pela CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Vinhais.
Manuel Dinis Lousada, 39 anos, técnico fabril, natural da freguesia de Vila Verde, Vinhais, é o candidato à Câmara Municipal. Amândio Edmundo Carvalho Pereira, 61 anos, bancário (reformado), natural a freguesia de Mofreita, Vinhais, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal.
Na apresentação pública da sua candidatura, Manuel Dinis Lousada, depois de criticar a política seguida primeiro pelo CDS e depois pelo PSD, afirmou candidatar-se «precisamente para combater essa política». Caso a população do concelho dê o seu apoio à CDU, este candidato propõe-se lutar «com toda a determinação» para projectar o concelho para o futuro.