CDU


Breves da CDU



CDU de Vila Real confiante

Com a presença de uma centena de militantes, a CDU realizou recentemente em Vila Real, no Hotel Miracorgo, um almoço convívio para apresentação dos seus candidatos municipais.

Depois de uma saudação aos presentes, feita por Frederico Neves da Coordenadora da CDU, coube a Mário Costa, responsável da Direcção da Organização Regional do PCP, apresentar os candidatos da Coligação em Vila Real, que irão travar «uma activa luta contra o desleixo, a negligência, o compacrio e a corrupção».

A seguir, Henrique de Sousa, analisando a situação política nacional, alertou para as manobras de diversão do PS, PSD e CDS/PP que, cultivando a divergência no acessório, visam ocultar a convergência destes partidos nas questões essenciais.

E apontando o PCP e seus aliados da CDU como «o polo aglutinador à esquerda», portador de «uma verdadeira alternativa», o dirigente comunista considerou que a CDU distingue-se das outras forças políticas pela obra realizada e pela sua concepção de exercício do poder - ao serviço das populações e assente no princípio de os seus eleitos não colherem benefícios dos seus cargos. Razão por que confia num bom resultado em Vila Real.


Uma gestão a prosseguir

Durante a sessão de apresentação do candidato da CDU à Assembleia Municipal de Évora, José Ferreira Nunes Bizarro, o presidente em exercício e de novo candidato da CDU à presidência da autarquia, Abílio Fernandes, numa importante e circunstanciada intervenção, traçou as grandes linhas de orientação para 1998/2001.

«Estamos chegados a um momento decisivo para o desenvolvimento do município e estamos preparados para isso», afirmou Abílio Fernandes, lembrando a obra da CDU em Évora ao longo de 20 anos.

E chamando ainda a atenção para o prestígio internacional alcançado por Évora, o autarca sublinhou a necessidade de gerir bem este prestígio. Só a CDU, disse, está em condições de o fazer, pois tem sabido seleccionar os inúmeros convites que o munícipio recebe para participar em novos projectos por toda a Europa, pautando-se pela melhoria das condições de vida das populações e não pelo prazer que as relações internacionais proporcionam.

E depois de perspectivar as imensas tarefas que é preciso levar por diante, Abílio Fernandes garantiu que a CDU está preparada para fazê-lo. «E está preparada porque está sempre disponível pela dedicação desinteressada dos seus eleitos à causa pública».


PS inviabiliza medalhas

Com a alegação de que o Regulamento não é suficientemente claro na definição dos critérios para a atribuição de medalhas a individualidades, os vereadores do PS inviabilizaram, no passado dia 30 de Julho, uma proposta de nomes de pessoas que «deram, e dão muito, a Montijo».

Se não fosse esta «política de terra queimada», diz a presidente da Câmara, os vereadores do PS teriam apresentado, em devido tempo, as alterações que entendessem. Mas não! «Propor ou contrapor não faz parte do seu vocabulário e, muito menos, da sua prática política», lamenta.

Assim, e dado que o Regulamento prevê a necessidade de unanimidade para a atribuição de medalhas, os votos da CDU e do PSD não foram suficientes para que a mesma se verificasse.


Juventude expõe em Faro

Termina amanhã a exposição de pintura, desenhos, banda desenhada e escultura que a Juventude CDU-Algarve realizou na segunda-feira passada, no Centro de Trabalho do PCP, em Faro, da autoria de jovens artistas de Faro, Albufeira, Silves, Portimão e Lagos.

Na exposição estão patentes as melhores obras das exposições já realizadas em Portimão e Lagos, demonstrando o «forte espírito criativo» da juventude, que não «tem sido devidamente potencializado por falta de meios, estruturas e circuitos, em quantidade suficiente ou devidamente organizados e apoiados», segundo a Comissão Coordenadora da CDU-Algarve.