CDU


Matosinhos

Comércio espelha má gestão



Acompanhando com preocupação a situação do comércio tradicional no concelho de Matosinhos, a CDU encontrou-se com a Direcção da Associação Comercial de Matosinhos e com um grupo de comerciantes da Rua Brito Capelo e área envolvente, de quem ouviu as preocupações.

Para além das propostas que os eleitos da CDU têm apresentado na Assembleia Municipal para a resolução dos problemas, a candidatura da Coligação à Câmara Municipal tem agora mais propostas que divulgou no passado dia 1 de Agosto em conferência de imprensa. Considera o candidato da CDU à Câmara Municipal de Matosinhos que a falta de estratégia autárquica tem vindo a causar uma transformação acelerada da cidade e do concelho - perda de indústrias, declínio da importância das pescas, aumento da pressão urbanística -, com consequências graves sobre o pequeno comércio que tem vindo a sofrer uma desregulamentação selvagem.

Considerando que face aos grandes empreendimentos só uma estratégia de conjunto, envolvendo a autarquia, pode dinamizar a baixa da cidade, a CDU sublinha como ingredientes essenciais para tal a acessibilidade fácil e o estacionamento garantido. Dois aspectos aliás previstos no protocolo que a Câmara propôs ao comércio da Brito Capelo e que, dois anos passados, não passam de «conversa requentada».

Garantir o acesso de transporte público e o estacionamento, dar a este espaço características próprias, abrir uma ligação ao porto de pesca e integrar a zona das docas no espaço urbano são algumas dfas propostas da CDU, para quem a sobrevivência do comércio da baixa tem de ser encarada como uma condição de revitalização da cidade e da sua identidade própria.

O actual distanciamento da autarquia, diz o candidato da CDU, José Cavalheiro, «é apenas propício ao negócio especulativo dos grandes centros comerciais», pelo que é necessário um projecto de conjunto e um plano bem estruturado para relançar a actividade do sector, dizendo «basta» à política das imitações.