NACIONAL


Prejuízos causados pelas intempéries

CNA exige medidas de apoio aos agricultores



A Condeferação Nacional da Agricultura (CNA) voltou a exigir a adopção de medidas concretas e eficazes que permitam "acudir ao drama e ao desespero" dos muitos milhares de famílias de agricultores que foram afectados pelas intempéries. Por si reclamado, no imediato - pese embora esteja longe de cobrir os prejuízos reais -, é o pagamento da dotação no valor de 120 mil contos para reparar os danos provocados pelos nevões de Dezembro e Janeiro passados, indemnização já anunciada pela imprensa mas ainda não comunicada oficialmente aos agricultores atingidos dos distritos da Guarda, Vila Real e Bragança.
A inclemência do tempo, recorda a CNA , veio juntar-se às "más políticas agrícolas e de mercados", provocando muitos milhões de contos de prejuízos e pondo em risco a sobrevivência de dezenas de milhares de famílias e de explorações agrícolas.
Noutro plano, comentando a proposta governamental sobre apoios estatais em situação de calamidade, a CNA critica a falta de discussão prévia do documento, considerando-a "claramente insatisfatória" e tardia.
"Em primeiro lugar o Ministério da Agricultura e o Governo insistem em só querer abranger no esquema de apoios os agricultores que tenham feitos o seguro-base de colheita junto das companhias seguradoras. Não estamos de acordo com isso porque a maioria dos agricultores está descapitalizada e não tem dinheiro para pagar os altos prémios dos seguros. Depois, o Sistema Integrado de Protecção Contra as Aleatoriedades Climáticas (SIPAC) está a começar a ser aplicado. A experiência e a respectiva divulgação ainda são muito reduzidas", assinala a CNA.
No comunicado emitido pelo seu gabinete de imprensa a CNA afirma ainda não aceitar que a batata não esteja incluída entre as culturas passíveis de ajuda por força de prejuízos causados pela chuva, do mesmo modo que se manifesta preocupada pelo facto de não estarem estabelecidas nem as verbas, nem os critérios, nem as formas ou prazos de pagamento dessas ajudas.