CDU


Candidatos CDU



A Coligação Democrática Unitária continua a apresentar os seus candidatos às próximas eleições autárquicas. Esta semana, noticiamos os cabeças de lista às câmaras e assembleia municipais em vários concelhos do país.


CANTANHEDE

José António da Costa Vieira, foi apresentado pela CDU, no passado dia 1 de Agosto, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Cantanhede. Tem 33 anos de idade e reside em Cantanhede, onde é professor efectivo do 5º grupo, na Escola EB 2,3. Licenciado em pintura pela Escola Superior de Tecnologia de Coimbra, frequenta actualmente a Faculdade de Arquitectura de Coimbra.

É dirigente associativo ligado aos movimentos de juventude, nomeadamente no campo das artes, e participa regularmente com os seus trabalhos em exposições de pintura em Portugal e no estrangeiro. Integra grupos de jovens pintores de Cantanhede e Coimbra e é delegado sindical do Sindicato dos Professores da Região Centro e membro da Amnistia Internacional.

Como militante do Partido Socialista foi por diversas vezes candidato em anteriores actos eleitorais, tendo integrado a lista para a Câmara municipal nas últimas eleições autárquicas. Apresenta-se como cabeça de lista da CDU por duas razões fundamentais:

- Pelo descontentamento crescente com a gestão municipal, considerando que foram completamente defraudadas as expectativas criadas pelo executivo de maioria socialista na Câmara de Cantanhede;

- Por acreditar que é necessário mudar e que, para além dos partidos, a candidatura de Arnaldo Carvalho à Câmara de Cantanhede é sem dúvida, aquela que reúne a maior simpatia das populações, pela sua coerência, simplicidade e firmeza de princípios. José Vieira considera ainda que não se pode deitar fora esta oportunidade e que o concelho só tem a ganhar com a sua eleição.


CASTRO DAIRE

A CDU apresentou recentemente os candidatos à Câmara e Assembleia de Castro Daire. Trata-se respectivamente de Reinaldo Alberto da Silva Oliveira e Vítor João Pereira Martinho.

O candidato à Câmara, é comerciante e industrial da construção civil. Foi membro do MUD Juvenil e do MDP/CDE. Apoiou as candidaturas de Norton de Matos e de Humberto Delgado. Em 1979 foi candidato à Câmara Municipal de Castro Daire; membro da Junta de Freguesia de Castro Daire; e presidente da Direcção da Associação Desportiva de Castro Daire.

Vítor Martinho, tem 26 anos, é professor natural e residente em Cela-Moledo. É licenciado em engenharia agrícola, tem parte curricular do mestrado em economia agrária e sociologia rural. Tem um estágio em marketing agrícola na Universidade italiana de Verona. Candidato independente, é membro da Direcção da ARAVIS, Associação Regional dos Agricultores de Viseu e presidente da Comissão de Fiscalização da Assembleia de Compartes dos Baldios de Lamas.


CINFÃES

As listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Cinfães são encabeçadas por Armado Monteiro Nogueira e António Alberto da Costa Cardoso.

Arnaldo Nogueira tem 51 anos é agricultor e comerciante. É membro da Direcção da Organização regional de Viseu do PCP, coordenador da Organização Concelhia de Cinfães e membro do Comité Central do Partido. em 1993 foi candidato à Câmara Municipal de Cinfães.

António Cardoso tem 41 anos de idade, é professor e candidata-se como independente. É presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cinfães e em 1993 integrou a lista da CDU à Assembleia Municipal.


ESTARREJA

Luís Vidal Dias é o candidato da CDU à Câmara de Estarreja, onde a lista à Assembleia Municipal é encabeçada por José Luís Moreira dos Santos, ambos candidatos independentes.

O candidato à Câmara tem 46 anos de idade é gestor de stocks, vice-presidente da rádio Voz da Ria, presidente da Associação de Pais da Escola C+S de Avanca e vice-presidente da Federação das Associações de Pais do Distrito de Aveiro.

José dos Santos tem 47 anos de idade, é empresário membro da Direcção do Forum Estarrejense. É membro da Assembleia de Freguesia de Pardilhó.


SOURE

João Ramos Pereira e Francisco Malhão são os candidatos da CDU, respectivamente, à Câmara e Assembleia Municipal de Soure, segundo uma nota da Coordenadora local da Coligação que divulga ainda dos nomes dos primeiros candidatos às freguesias Alfarelos, Figueiró do Campo, Granja de Ulmeiro e Soure.

Em nota à imprensa, os candidatos reconhecem que se trata de «uma batalha difícil e desigual», indicando como factores desfavoráveis «o envolvimento descarado de membros do Governo de na campanha, o tratamento nem sempre isento de alguns órgãos de comunicação social e a diferença de meios envolvidos entre nós e os nossos adversários».

Acresce que «a política se faz sem qualquer espécie de sentido ético, em que a compra de consciências e a prestação ilegítima de favores substituem critérios de rigor e isenção, em que o interesse pessoal e o carreirismo político substituem o interesse colectivo e o bem comum»

Determinados a vencer todo os obstáculos e atingir os seus objectivos, os candidatos da CDU apresentam-se a estas eleições com propostas concretas para resolver os problemas das populações.

Destacam-se aqui o problema das acessibilidades, matéria em que defendem o prolongamento da via rápida de Taveiro à Figueira da Foz, com passagem por Moinho de Almoxarife e ligação por ponte a Lares.

A criação de uma nova zona industrial é acompanhada por medidas ambientais que passam pelo alargamento das infra-estruturas de saneamento básico e pela despoluição dos rios. Refira-se que actualmente Soure aparece no ranking ambiental atrás de mais de 200 concelhos nacionais.

Entre outras propostas, a Coligação aposta no alargamento da rede pré-escolar e exige a construção de uma nova escola secundária. A reforma administrativa é ainda referida, designadamente a necessidade de criar as novas freguesias de Puca Pena, Paleão e Sobra que hoje fazem parte da freguesia de Soure, cujo gigantismo em área e população tornam difícil a sua administração.

A CDU propõe-se eleger um vereador no executivo municipal e representantes em assembleias de freguesia, onde já teve eleitos, caso de Soure, Granja de Ulmeiro e Gesteira. São também objectivos eleitorais vencer nas freguesias de em Figueiró do Campo, assim como aumentar globalmente a votação no concelho.


VILA DO CONDE

Em Vila do Conde, a CDU apresentou recentemente os seus cabeças de lista aos órgãos municipais. Jorge Marques encabeça a lista à câmara, enquanto Romeu Cunha Reis é o primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Jorge Marques tem 49 anos e é natural do Canas de Senhorim, no concelho de Nelas. Médico psiquiatra exerce actualmente funções de assistente no Hospital Magalhães Lemos, no Porto.

Foi fundador do Sindicato dos Médicos do Norte e foi eleito por duas vezes para a Assembleia Municipal de Vila do Conde, liderando em anteriores eleições a lista da CDU à presidência do município.

Romeu Cunha Reis tem 48 anos e é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, onde presidiu à Direcção da Associação Académica entre 1970 e 1971, depois de ter participado, em 1969, nas lutas académicas. Sem filiação partidária, foi um dos fundadores do Ginásio Vilacondense, sendo autor, entre outros obras, do livro «Reflexão sobre a Perestroika».