Campanha eleitoral da CDU
Novos temas musicais



A apresentação pública dos novos temas musicais que vão animar a campanha da CDU nas próximas eleições autárquicas, decorreu terça-feira, dia 2, no terraço do Apartotel Orion, em Lisboa. Presentes estiveram, de par dos artistas envolvidos na sua produção, dirigentes do PCP, de "Os Verdes", da ID e independentes.


A "Marcha municipal" e o "Malhão novo", com letra e música de Vitorino são os novos temas musicais, destacando-se, como voz feminina, Luísa Basto; nos violinos, bandolins e cavaquinhos, Ricardo Dias; no bombo, caixa de guerra e ferrinhos, Rui Alves; coral, Manuel Rocha, Ricardo Dias, Rui Alves, Vitorino Salomé e José Sucena; arranjos de Manuel Rocha, Ricardo Dias e Vitorino; engenheiro de som, Rui Dias.

Na apresentação destes temas musicais, Carlos Brito, director do "Avante!", falando em nome da Comissão Coordenadora da CDU, sublinhou: "São novas referências musicais que, conjuntamente com a «Carvalhesa», vão dar mais alegria e dinamismo à campanha eleitoral autárquica da CDU. E vão ter repercursões imediatas a partir desse grande acontecimento amplificador que é a Festa do «Avante!»".

E acrescentou: "Não se pode dizer, no entanto, que a partir de agora a música é outra, pois a «Carvalhesa» mantém o seu papel como principal referência musical da Coligação Democrática Unitária.. O que se diz é que há mais música - uma marcha e um malhão - também nascidos das saudáveis fontes populares onde a CDU assenta as suas raízes".

Antes de se passar à audição, Carlos Brito referiu que "todo o trabalho incorporado nestes novos temas musicais foi oferecido pelo autor e intérpretes à Coligação Democrática Unitária.

"Por todas estas razões, queremos apresentar o público agradecimento da Comissão Coordenadora da CDU ao autor e intérprete, Vitorino Salomé, à principal intérprete, Luísa Basto e a todos os outros intervenientes, Manuel Rocha, Ricardo Dias, Rui Alves e José Sucena. Agradecimentos, também, a José Serrão, autor da capa do CD."

A concluir, Carlos Brito disse: "Não temos dúvida de que estes dois novos temas musicais representam não só um significativo enriquecimento da campanha autárquica da CDU, mas são também uma contribuição para elevar o nível cultural de toda a campanha autárquica".

Nalgumas palavras proferidas após a audição, muito aplaudida, das músicas, Vitorino falou de como tinham nascido estes dois temas musicais, e do seu envolvimento nesta iniciativa, por razões de amizade pessoal com alguns elementos da CDU e pela sua apreciação muito positiva do trabalho desenvolvido pela CDU na gestão autárquica em muitos concelhos do Alentejo, que conhece, e em particular na sua terra - Redondo.