Candidatos CDU


O nosso jornal - que na semana passada dedicou inteiramente a sua edição à Festa do «Avante!» - retoma esta semana a divulgação das iniciativas que a CDU tem levado a efeito por todo o país para apresentação pública dos seus candidatos aos órgãos municipais.


CASTELO DE VIDE

O Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Castelo de Vide é José António Raposo, empregado bancário, de 55 anos, natural de Castelo de Vide.
Eleito membro efectivo da Assembleia Municipal de Coruche em 1979, foi eleito, em 1982, vereador a tempo inteiro com o Pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Tempos Livres.
Tendo concluído em 1985 o Curso de Agentes de Desenvolvimento Sócio-Cultural, foi co-autor do Diagnóstico Sócio-Económico e Cultural do Distrito de Santarém, tendo sido, durante a sua vereação, fundada a Casa da Criança do concelho de Coruche.

Em 1989 foi eleito membro efectivo da Assembleia Municipal de Sesimbra.

É desde os anos 60 dirigente sindical; foi membro fundador e dirigente da Associação de Estudo e Defesa do Património Cultural e Natural do concelho de Coruche. Actualmente faz parte do Conselho Directivo da Associação de Amizade Portugal-Iuri Gagarini (ex-Associação Amizade Portugal-URSS) e é sócio de numerosas Associações e Colectividades em Lisboa, Coruche, Sesimbra e Castelo de Vide.


MURTOSA

Igualmente divulgado junto da comunicação social, no passado dia 3 de Setembro, foram os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos de Murtosa.

À presidência da Câmara Municipal o candidato é Fernando António da Silva Pinho, de 35 anos, técnico de telecomunicações, residente em Murtosa. Presidente da Coordenadora Regional 4 (Aveiro-Beira Alta) do SINTTAV é ainda membro da Comissão Executiva da Direcção Distrital da União dos mSindicatos de Aveiro.

À presidência da Assembleia Municipal, o candidato da CDU é José Hermínio Silva Tavares, de 42 anos, técnico de máquinas, residente em Bunheiro/Murtosa.


PAMPILHOSA DA SERRA

A CDU do concelho de Pampilhosa da Serra já procedeu também à apresentação pública dos seus candidatos aos órgãos municipais.

José Maria Gonçalves Isidoro, candidato à presidência da Câmara Municipal, natural de Dornelas do Zêzere, tem 41 anos e é operário. Arsénio Bento Gaspar Gonçalves, residente em Dornelas do Zêzere, tem 45 anos e é mecânico.

Quando da apresentação das suas candidaturas, foram igualmente divulgadas as principais preocupações que as norteiam. O combate ao desemprego e à consequente desertificação que está a aumentar no concelho; a qualidade da água, o seu abastecimento e o saneamento básico; o combate à poluição das águas do rio, designadamente através da construção de ETARs; o tratamento dos lixos; a Cultura, o Desporto, a recuperação dos Ranchos Folclóricos desaparecidos do concelho, são algumas das prioridades do programa eleitoral da CDU em Pampilhosa sa Serra.


VILA DO PORTO

Também a Comissão Eleitoral da CDU de Vila Porto divulgou recentemente os seus candidatos à presidência dos órgãos municipais.

O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Vila do Porto é António Henrique Paiva Valente, independente, de 46 anos de idade, locutor da Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico e seu sócio e activista de longa data.

À presidência da Assembleia Municipal, pela CDU candidata-se Ana Maria Nogueira Santos Loura, de 44 anos, engenheira técnica de Electrotecnia. Pertence aos corpos gerentes da Associação mde Pais da Escola Secundária Dr. Bento Rodrigues, sendo ainda membro da Associação Maré de Agosto, Lyons Club de Vila Porto e Associação Ambientalista Quercus.


VIMIOSO

Em conferência de imprensa, realizada no sábado passado, a Coligação Democrática Eleitoral apresentou, na sede do PCP, em Bragança, as suas candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal de Vimioso.

O candidato da CDU à Câmara Municipal é Leandro Marques Dinis Junior (Leandro Vale), de 57 anos, actor, dramaturgo, jornalista, realizador radiofónico.

Director Artístico de Teatro em Movimento, realizador radiofónico na R.B.A. e colaborador/cronista de vários jornais a nível regional, foi director do Clube de Bragança durante 4 anos. Foi candidato à Junta de Freguesia de Santa Maria em 1993. É membro da Sociedade Portuguesa de Autores e da União Internacional de Marionetistas e membro fundador do Centro Português de Teatro e do Instituto de Teatro Paulo Quintela.

À presidência da Assembleia Municipal, a candidata da CDU é Maria Helena Pereira Gonçalves, de 47 anos, professora, natural de Izeda, Bragança. Membro da direcção da Associação do Nordeste Transmontano, foi durante 20 anos delegada escolar. Foi candidata da CDU à Câmara Municipal de Vimioso em 1985 e 1989. É vice-presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, membro do Secretariado dos Professores da Grande Lisboa e Coordenadora Nacional da Fenprof para o 1º Ciclo.

Leandro Vale, que na ocasião usou da palavra, caracterizando o concelho de Vimioso, considerou existir sempre hipótese de fazermos muito mais «quando temos vontade própria para isso». Que a ele não lhe falta.

Leandro Vale chamou a atenção para os que só se lembram das «opiniões/pretensões» do povo nas eleições, altura em que apelam ao voto útil que, «na prática, se torna inútil após o deitar do papelinho». Depois de perguntar quantos foram assim enganados, o candidato da CDU, afirmando não fazer promessas - que delas «todsos nós estamos cheios» -, apresentou as principais linhas da sua candidatura. Que passam, designadamente, pelo desenvolvimento do comércio e da agricultura, pelo estancar da emigração, pela criação de um parque industrial controlado e de melhores acessos, pelo desenvolvimento cultural e melhores condições de vida para os mais desfavorecidos.