Praia de Esmoriz
perde bandeira azul



Depois de um primeiro aviso de não atribuição da bandeira azul à praia da Cortegaça no início do Verão, a CDU de Ovar considera que, apesar dos aspectos polémicos que às vezes envolvem estas classificações, a perda também deste galardão pela praia de Esmoriz assume particular gravidade.

A CDU tem alertado insistentemente para situações de ruptura no concelho como as da Ria, da Barrinha de Esmoriz, rios e águas poluídas, recolha e tratamento deficitário dos eixos e dos esgotos. Neste momento, a retirada da bandeira azul a Esmoriz vem trazer ao de cima essas lacunas em matéria de ambiente e os altos índices de poluição detectados. Por outro lado, diz a CDU, serve para revelar o carácter eleitoralista do Presidente da Câmara que, para iludir a opinião pública, ameaça agora com o recurso aos tribunais.

Entretanto, em vez de encararem o facto de forma realista, identificarem as causas e conjugarem esforços para resolver o problema, os presidentes dos executivos da Junta de Esmoriz e da Câmara de Ovar acusam-se mutuamente, acabando por confessar, «mesmo sem o quererem», a falência das suas gestões também no que respeita ao ambiente.

Daí que, para a CDU, este momento deva ser aproveitado para reflectir e para reivindicar junto das entidades intervenientes a concretização de obras há muito prometidas, como a recuperação da Barrinha de Esmoriz e a conclusão da rede de saneamento em todo o concelho.