Cuba
Detido autor dos atentados



O autor material dos nove atentados bombistas ocorridos em vários centros turísticos de Havana e Varadero nos últimos meses foi detido pelas autoridades cubanas, na passada semana.

Raul Ernesto Cruz Leon, cidadão salvadorenho que entrou no país como turista, declarou que participou num curso de paraquedistas e franco-atiradores e outro sobre explosivos da responsabilidade do exército norte-americano e que o único interesse que o movia era monetário. Cruz Leon afirma que lhe pagavam 4500 dólares por atentado.

As explosões faziam parte de «uma operação minuciosamente organizada a partir de Miami por uma estrutura subversiva subordinada à Fundação Nacional Cubano-Americana», de acordo com informações do Ministério do Interior.

As autoridades cubanas descobriram a presença de restos de substâncias explosivas na mochila de Cruz Leon, bem como nas suas mãos e unhas. Foram apreendidas uma lista de instalações turísticas cubanas, ferramentas e materiais eléctricos e um esquema manuscrito que representa o plano de colocação de um outro artefacto explosivo.

Entre Abril de 1994 e Setembro de 1997, os serviços cubanos tiveram notícia de mais de 30 planos terroristas contra o país a partir de Miami, organizados por diversas organizações. A maioria destes planos saiu frustrada. Armas, explosivos e outros objectos de uso militar foram apreendidos, evidenciando a sua procedência norte-americana. Todas as pessoas detidas viajaram a partir dos EUA.