Barcos do Barreiro estão hoje em greve


Os trabalhadores da Soflusa, a empresa do grupo CP que controla as ligações fluviais entre Lisboa e o Barreiro, cumprem hoje uma greve parcial de 1.30 horas no final do período de trabalho dos turnos da noite e da manhã e no início do turno da tarde.

Segundo a Federação dos Sindicatos Ferroviários, esta greve destina-se a alertar o Governo para a necessidade de fazer investimentos na empresa, nomeadamente na renovação da frota, de modo a melhorar o serviço à população.

Pelas 14.30 horas, os trabalhadores realizam um plenário no Barreiro para analisaros resultados das últimas diligências efectuadas pelas estruturas sindicais.

Ontem, dirigentes e delegados sindicais da FENPROF realizaram uma concentração junto ao Ministério da Educação, exigindo a vinculação dos professores contratados. Os professores querem a contagem imediata de todo o tempo de serviço, reivindicando ainda a apresentação de propostas ministerial para a revisão da carreira docente e grelha salarial.


Sindicatos de Braga
prosseguem a luta

Reunido na passada segunda-feira, o Conselho Distrital da União dos Sindicatos de Braga concluiu que é necessário continuar a luta pela aplicação efectiva da lei das 40 horas, que dura há 52 semanas. Neste sentido vai propor aos sindicatos acções e greves convergentes já para o próximo mês de Janeiro.

A USB aprovou o plano de actividades para o próximo ano, onde se destaca a realização, no primeiro trimestre de 1998, de uma tribuna pública sobre a violação dos direitos dos trabalhadores (emprego precário, clandestino, economia paralela e clandestina, injustiças fiscais, horários de trabalho, falta de higiene e segurança, etc...).

Entre outras iniciativas destaca-se ainda a realização do 3º seminário sobre trabalho infantil, a conferÊncia sobre emprego e e exclusão social e uma acção sobre a segurança social.


«Avante!» Nº 1255 - 18.Dezembro.97