Loures
Confirmada vitória da CDU
Eleições em Odivelas no domingo


As eleições para a Assembleia de Freguesia de Odivelas vão ser repetidas, em todas as mesas, no próximo domingo, dia 8. O culminar de um processo que se arrasta desde as eleições autárquicas de Dezembro, e em que se tentou, em vão, pôr em causa os resultados alcançados pela CDU em Loures.


Em comunicado da CDU, nestes dias distribuído à população do concelho de Loures, resume-se os últimos passos deste processo, sublinhando que, ao longo de dois meses, o Partido Socialista alimentou uma campanha visando a repetição das eleições para a Câmara Municipal de Loures, o que levou a Assembleia de Apuramento Geral a recontar todos os votos, confirmando a vitória da CDU na Câmara.

Face a este resultado, o PS reclamou ainda para o Tribunal Constitucional.

"No passado dia 27 de Fevereiro, o Tribunal Constitucional, tendo analisado detalhadamente o processo e reclamações, deliberou confirmar os resultados da Assembleia de Apuramento Geral, a vitória da CDU na Câmara Municipal e a repetição das eleições para a Assembleia de Freguesia de Odivelas na totalidade das mesas". O que corresponde a uma inequívoca vitória da CDU: "Em 27 de Fevereiro de 1998, ficou assim provado aquilo que já se sabia em Dezembro de 1997, quando a população de Loures escolheu democraticamente os seus representantes nos órgãos autárquicos", sublinha-se em comunicado da CDU à população.

A repetição das eleições para a Assembleia de Freguesia em Odivelas resulta da suspensão do acto eleitoral em 5 mesas - quando das eleições autárquicas - por decisão dos respectivos presidentes. Uma decisão contra a qual, na altura, formalizaram o seu protesto os delegados da CDU.
Em causa estava um erro nos boletins de voto, onde o símbolo do PDC aparecia à frente do nome do PP, tendo entretanto a Comissão Nacional de Eleições considerado que havia condições para o prosseguimento da votação. Das 49 secções de voto, 54 afixaram um edital a esclarecer o erro e realizaram normalmente a votação.

Findo um processo que se arrastou ao longo de dois meses, os prejuízos são sensíveis: "As decisões adiadas, as respostas retardadas a problemas urgentes, as dificuldades criadas ao funcionamento dos órgãos autárquicos".

Um quadro em que os eleitos da CDU reafirmam que "tudo farão para ultrapassar os efeitos negativos da situação criada" e se apela à população da freguesia de Odivelas para que "dê um sinal claro do seu repúdio pelas inadmissíveis e mesquinhas manobras partidárias do PS sem qualquer respeito pelas populações que deveria representar".


«Avante!» Nº 1266 - 5.Março.97