Bancários manifestaram-se
por melhores salários



Centenas de bancários concentraram-se dia 4, quarta-feira, junto à sede da Associação Portuguesa de Bancos e desfilaram depois rumo à baixa lisboeta, onde realizaram uma vigília frente ao Banco Comercial Português.

Gritando palavras de ordem de protesto contra o contraste entre os grandes lucros dos banqueiros e a cada vez mais desenfreada exploração dos bancários, os cerca de 4 mil manifestantes (segundo estimativa de Delmiro Carreira, presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, citado no «Público») aprovaram uma resolução em que afirmam a disposição de continuar a lutar se não foram atendidas as exigências dos trabalhadores e dos três sindicatos do sector, em particular no que se refere a uma significativa melhoria salarial. A resolução, lida pelo vice-presidente do SBSI, Sebastião Fagundes, responsabiliza os bancos e a APB pelas consequências de futuras iniciativas.

O grupo BCP/Atlântico, de Jardim Gonçalves, mereceu severas críticas por se recusar a assinar o acordo colectivo de trabalho de 1997 e conduzir uma grande ofensiva contra os direitos dos trabalhadores. Para este caso, os sindicatos exigem do Governo a publicação de uma portaria de extensão do ACT.

«Avante!» Nº 1267 - 12.Março.1998