Compra, peso e medida ...


Noticia a Distribuição hoje, "revista profissional da produção e distribuição moderna", no seu número de Janeiro, o arranque da segunda fase do programa "Compra, Peso e Medida" lançado pelos super e hipermercados das insígnias Modelo e Continente.
Este programa define como objectivos "apresentar os hipermercados como membros da comunidade interessados na formação das crianças, destacar os hipermercados Modelo e Continente como parceiros das escolas e dar uma imagem positiva do hipermercado" como "um universo de aprendizagem". No decurso da primeira fase do programa - que decorreu durante o 1º período do ano lectivo em curso - teriam sido envolvidas 35 lojas Modelo e Continente, 815 escolas, mais de 7700 professores e quase 82 mil alunos.

Clarificado à partida o pleníssimo direito de cada português fazer compras onde entender - seja num hiper, super ou minimercado ou mais prosaicamente numa loja tradicional - e aceites, sem preconceito, actividades de promoção e publicidade de marcas e lojas, desde que conduzidas com seriedade e de uma forma não agressiva em relação ao consumidor, resta tentar perceber se o interesse e o propósito da Modelo Continente tem alguma coisa a ver, como é pretendido, com o programa escolar de educação para o consumo. Ou se não passa - como nos inclinamos para pensar - de uma forma capciosa de promoção comercial de um determinado distribuidor e de uma mal disfarçada tentativa de fidelização de futuros clientes.

Se o envolvimento do Instituto do Consumidor numa iniciativa de "educação para o consumo" no Modelo e no Continente é merecedor dos maiores reparos, então o facto, também noticiado na revista, do próprio Ministério da Educação ter feito circular informação sobre a acção em todas as escolas do Ensino Básico, "aconselhando a adesão" ao programa "Compra, Peso e Medida", é verdadeiramente de bradar aos céus.

A educação SONAE será afinal o sucedâneo da escola pública encontrado pelo Ministro Marçal Grilo para o século XXI ? — Edgar Correia

«Avante!» Nº 1267 - 12.Março.1998