Fenfrof divulga tomada de posição
Convergência
para a qualidade
do Ensino Superior
A qualidade do Ensino Superior afirma-se como preocupação e objectivo comum da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), de 24 associações de estudantes, integrando as mais importantes academias do país, e dos Sindicatos da Função Pública, em representação do pessoal não docente.
Em conferência de imprensa
realizada na sede da Fenprof, segunda-feira passada, foi
divulgado um documento de convergência das organizações
representativas dos docentes e investigadores, estudantes e
funcionários não docentes - Convergência para a qualidade
do Ensino Superior - que reune propostas e exigências de
todos estes sectores.
Na perspectiva da sua concretização, a Fenprof irá participar
num levantamento das dificuldades existentes nos estabelecimentos
do ensino superior do país, cujos resultados serão apresentados
em Abril, durante a "Semana da Educação no Ensino
Superior", uma iniciativa decidida conjuntamente no Encontro
Nacional de Direcções Associativas (ENDA), que decorreu dias 7
e 8 em Lisboa.
Para já, a perspectiva, nas palavras de João Cunha Serra,
coordenador do departamento do Ensino Superior da Fenprof, é
"um trabalho intenso de levantamento de problemas das
escolas, para que serão constituídas plataformas
regionais".
O documento agora divulgado, um trabalho conjunto em elaboração
desde Novembro, tem como objectivo principal defender a qualidade
do ensino superior, combatendo a política de
"desresponsabilização do Estado prosseguida pelo
governo".
Como sublinhou ainda Cunha Serra, os subscritores desafiam o
ministro da Educação "a abandonar os preconceitos que o
têm levado a desprezar a importância do diálogo" com os
parceiros educativos. As organizações representadas estão
disponíveis para o diálogo com o objectivo de encontrar
soluções construtivas para os problemas que afectam o ensino
superior, pelo que vão pedir audiências ao presidente da
Assembleia da República, ao ministro da Educação, e aos
presidentes do conselho de reitores e do Conselho Coordenador dos
Politécnicos.
Bases Programáticas
O documento de Convergência
para a qualidade do Ensino Superior, parte de quatro pressupostos
básicos e alinha 31 propostas concretas que, de par das
questões directamente ligadas ao ensino superior aborda ainda
outras, como as que se prendem com o estatuto dos
trabalhadores-estudantes ou o alargamento dos quadros na
educação pré-escolar e ensinos básico e secundário,
"justificado pela necessidade de diminuição do número de
alunos por turma e de criação de horários (lugares)
considerando as horas relativas aos apoios educativos, à
Orientação Escolar e Profissional e ao Ensino Especial".
Entre os pressupostos básicos, ressaltam o "aumento
significativo dos recursos do Estado postos ao serviço do
Sistema Educativo", aumento da justiça fiscal, uma
"política de efectiva criação de oportunidades de
emprego, compatível com o nível e a qualidade da formação
adquirida" e ainda a participação dos parceiros sociais
"na definição e aplicação de uma política educativa que
represente um amplo consenso social".
A suspensão e revogação da Lei do Financiamento avulta entre
as propostas concretas, onde se defende nomeadamente um
sistema de Acção Social Escolar que promova "uma efectiva
igualdade de oportunidades no acesso e na frequência do ensino
superior" e a eliminação, a curto prazo, do numerus
clausus, "obrigatoriamente acompanhada dos investimentos
necessários para evitar a diminuição da qualidade do
ensino".
A concluir, o documento considera necessária a garantia de
aceitação, por parte das instituições, de "reuniões de
discussão e de negociação com organizações representativas
de docentes e investigadores, estudantes e funcionários
não-docentes, com vista a encontrar soluções para a melhoria
da qualidade do ensino superior".
Em síntese - uma exigência de efectivo diálogo.