Minas de Argozelo
População impede remoção de areais


A Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP analisou no início de Abril a situação política e social do distrito, designadamente a elevação da Vila de Macedo de Cavaleiros à categoria de cidade e a situação nas Minas de Argozelo.

Em relação ao concelho de Macedo de Cavaleiros, os comunistas consideram que é hoje um importante pólo de desenvolvimento no eixo Bragança/Mirandela, vindo a sua sede Macedo a registar significativos níveis de crescimento. Essa a razão por que a DORBA decidiu apresentar uma proposta ao Grupo Parlamentar do PCP, na Assembleia da República, para elevação da Vila de Macedo de Cavaleiros à categoria de cidade.

Entretanto, no que respeita à situação em Argozelo, concelho de Vimioso - onde a sua população impediu a remoção de areais da Mina, fechada há uma década, até à resolução do pagamento dos salários e indemnizações em atraso aos seus ex-trabalhadores, à retirada das instalações de todos os produtos tóxicos ali existentes e ao fecho das crateras que foram abertas com acesso às galerias -, os comunistas assacam a sua responsabilidade à autarquia e ao Governo.
Dirigentes do PCP que se deslocaram ao local, confirmaram a gravidade da situação existente, comprometedora da segurança da população. E, solidarizando-se com os ex-trabalhadores e a população de Argozelo, decidiram requerer ao Governo, também através do seu Grupo Parlamentar, informações sobre que propostas tem para resolver o problema.

A DORBA discutiu ainda a participação na «Festa do Avante!», onde pretende «promover o Nordeste Transmontano nas suas vertentes económica, social e cultural», e apelou à adesão massiva dos militantes, simpatizantes e amigos do PCP nas comemorações do 24º aniversário do 25 de Abril e no 1º de Maio.


«Avante!» Nº 1272 - 16.Abril.1998