Corrida da Tolerância enche ruas de Lisboa


Cerca de três mil atletas de ambos os sexos participaram na Corrida da Tolerância - Correr Com o Racismo, realizada no sábado de manhã em Lisboa, entre o Cais do Sodré e o Mosteiros dos Jerónimos.

O tiro de partida foi dado pelo filho do Presidente da República, André Sampaio, que se associou a esta grande manifestação de solidariedade contra o racismo e a xenofobia. No Cais do Sodré, donde os atletas partiram, estiveram presentes autarcas, figuras conhecidas do desporto nacional, artistas e dirigentes desportivos.
O evento foi organizado pela InterJovem da CGTP-IN que contou com o apoio do Pelouro do Desporto da CM de Lisboa, cuja vereadora, Rita Magrinho fez questão de participar na corrida.

Marcaram presença igualmente, entre outros, o comandante Vicente Moura, presidente do Instituto do Desporto, Demétrio Alves, presidente da CM de Loures, e o vereador da Juventude da CML, António Abreu.
Aos participantes juntaram-se um grupo de cicloturistas e outro de motards que seguiram com grande animação até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde eram aguardados por uma multidão.

No final representantes de Timor, da Inter-jovem, da frente Anti-racismo, da Torcida Verde e dos motards, e a vereadora do Desporto da CML fizeram um apelo à tolerânicia para que o racismo e a xenofobia sejam banidos definitivamente da sociedade.


«Avante!» Nº 1277 - 21.Maio.98