COMUNIDADE EUROPEIA
Competitividade
da indústria europeia


A proposta da Comissão Europeia destinada a melhorar a competitividade das empresas europeias no contexto mundial foi discutida na última sessão plenária do PE. O relator, o socialista francês Robert Caudron, salientou o bom desempenho da indústria europeia em alguns sectores onde é tradicionalmente forte (como a engenharia ou a metalomecânica), mas mostrou-se preocupado com o facto desse desempenho se manter inferior "ao dos competidores japoneses e americanos".

Um aspecto que ia ficando esquecido era a inclusão de aspectos sociais e ambientais neste proposta, o que acabou por ficar consagrado após a aprovação de uma emenda dos deputados do PCP. Após a inclusão desta emenda, o PE considera a inclusão de cláusulas sociais e ambientais mínimas ao nível do comércio mundial bilateral e multilateral como sendo "indispensável", por forma a "combater o dumping social e ambiental". Outro aspecto introduzido pelas emendas dos deputados do PCP diz respeito à necessidade de uma "melhor e maior coordenação ao nível da certificação dos produtos comercializados no mercado da UE".
Por outro lado, o plenário do PE rejeitou outra proposta que manifestava a preocupação do PE "com o aumento da concentração e fusões de empresas e a progressiva especialização industrial e sua concentração regional, fenómenos decorrentes da liberalização progressiva do mercado mundial e da implementação do mercado interno europeu".
De resto, o relatório avança com uma série de medidas e propostas e exortou a Comissão a "lançar as bases de uma verdadeira política industrial europeia", fundamentada especialmente em "medidas que promovam o investimento público e privado e a instauração de mecanismos de ajuda".

Uma panóplia de propostas e apelos a que não faltou, como não podia deixar de ser, a manifestação da certeza de que a introdução do euro trará "um ambiente favorável ao negócio". A crer na profusão, diversidade e pormenor das propostas, a indústria europeia entrará num ritmo de desenvolvimento imparável.


«Avante!» Nº 1277 - 21.Maio.98