Desemprego e precariedade
Jovens são os mais atingidos


Sob o tema «Emprego que futuro?» decorreu no passado sábado, no Barreiro, um animado debate que juntou várias dezenas de pessoas, entre as quais se destacava a presença de muitos jovens.

Na iniciativa, em que participou Jerónimo de Sousa, membro da Comissão Política, foram abordadas as questões do emprego e desemprego, a precariedade, e a nova legislação laboral que o Governo está preparar e que «transforma os jovens trabalhadores nos alvos principais do trabalho sem direitos», como referiu Jerónimo de Sousa.

Tempo parcial, alteração do conceito de retribuição, mudanças no sistema de segurança social são alguns dos aspectos em causa na nova legislação que visa criar uma geração de trabalhadores sem direitos, consagrando na lei a ilegalidade e precariedade que hoje existe no mundo das empresas.
De resto, no debate não faltaram exemplos concretos de precariedade vividos por vários jovens trabalhadores em empresas industriais, designadamente na Auto Europa, indústrias eléctricas e têxteis, bem como no sector de serviços.

No debate foi salientada a importância do papel da JCP e do Partido no esclarecimento sobre o novo ataque aos direitos laborais, bem como a necessidade da participação, intervenção e do reforço das organizações da Juventude e do Partido nos locais de trabalho.


«Avante!» Nº 1278 - 28.Maio.98