Porto
Comunistas alertam
para ofensiva laboral


No âmbito da Campanha Nacional do Partido - Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores - realizaram-se várias iniciativas no distrito do Porto, com o objectivo denunciar a nova ofensiva contra os direitos laborais e manifestar apoio às reivindicações e lutas em curso.
A jornada teve início no passado dia 19 de Maio, com um encontro-debate em que participou Jerónimo de Sousa, membro da Comissão Política do PCP, sobre a nova legislação laboral e as suas consequências. Este tema será ainda debatido numa sessão marcada para o próximo dia 9 de Junho, dirigida a jovens trabalhadores, em que intervirá Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP.
Entretanto, milhares de trabalhadores de diferentes sectores do distrito têm sido contactos junto das empresas, designadamente de têxteis e vestuários (em Santo Tirso, Póvoa, Vila do Conde e Paredes), de calçado (Valongo e Gaia), gráficos (Porto). Outras acções estão já previstas, nomeadamente com trabalhadores da Função Pública e da Petrogal.
Em vários locais realizaram-se meetings em que participou António Lopes, membro da Comissão Política, registando-se uma recepção particularmente calorosa na Empresa do Arco, em Santo Tirso e Bayona, onde está bem presente a solidariedade e o apoio do Partido à sua longa luta pela redução do horário de trabalho e pelo fim do trabalho ao sábado.


«Avante!» Nº 1279 - 4.Junho.98