Portugal 2000
Arrancam os debates
em vários pontos do país



Em correspondência com a decisão aprovada pelo Comité Central em 14 e 15 de Fevereiro no sentido do PCP contribuir para a afirmação de uma esquerda e de um projecto que suporte a perspectiva, a possibilidade e a luta pela concretização de um novo rumo democrático para Portugal; na sequência da declaração de Carlos Carvalhas, Secretário-Geral do PCP na apresentação do PORTUGAL 2000 - dos debates para uma política de esquerda; - vão ter lugar nas próximas semanas, em vários pontos do país - Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Setúbal -, um primeiro conjunto de importantes iniciativas.


Divulgam-se desde já as seguintes iniciativas:

Em Julho decorrerão outras iniciativas. Em Coimbra, no dia 1, sobre o projecto de esquerda e de poder. Em Évora, no dia 4, sobre regionalização e desenvolvimento. No Porto sobre a política de Saúde. E em Lisboa, sobre a justiça em Portugal.

O PCP dá assim início a um alargado e genuíno processo de diálogo e de debate, à esquerda, respeitador da pluralidade das expressões e das diferenças, susceptível de no seu desenvolvimento estabelecer pontes e de construir convergências políticas que contribuam para afirmar e viabilizar um projecto de poder. Um processo que é propósito dos comunistas que seja profundamente aberto à sociedade, e às forças, posicionamentos, ideias e aspirações, que nela se manifestam criticamente em relação às orientações neo-liberais. Que reuna individualidades, sectores e sensibilidades políticas. Que seja mobilizador e envolvente de movimentos e forças sociais e culturais diversas. Que releve a intervenção da juventude e das mulheres e no qual todos os cidadãos encontrem, directamente, o seu próprio espaço de participação.


«Avante!» Nº 1279 - 4.Junho.98