Comunistas do Seixal revitalizam organização



«Firmes nos princípios, unidos na acção, reforçar o Partido» foi o lema da Vlll Assemblela da Organização da Célula dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Selxal (CMS), que reuniu, no passado dia 7 de Junho, na Timbre Seixalense, cerca de oito dezenas de comunistas, tendo ainda contado com a presença dos camaradas Zózimo Amado da DORS e responsável pela célula, Manuel Valente do Comité Central e Jerónimo de Sousa da Comissão Política do Comité Central.

Os comunistas da CMS, que aprovaram o Plano de Trabalho e Objectivos e elegeram um novo secretariado de 23 membros, 13 homens e 9 mulheres, com uma idade média de 43 anos, reafirmaram o seu firme propósito de revitalizarem a célula, estruturando-se em núcleos, pelo que vão agendar para breve plenários por local de trabalho. A Assembleia fez um levantamento tão exaustivo quanto possível das causas que quase paralisaram a Célula e, por outro lado, congratulou-se pela forte revitalização da mesma, nos últimos meses, e pelo espírito optimista que anima presentemente os camaradas. São prova disso o aumento significativo das vendas do Avante! e de O Militante e o recrutamento de novos militantes. Tudo isto, como se refere nos documentos aprovados, «dá ânimo e confiança para continuar a reforçar e estruturar» a célula da CMS. Não como um fim, «mas como um meio de melhorar a capacidade de resposta dos comunistas e de mais trabalhadores às batalhas que teremos de travar na defesa dos direitos e liberdades alcançados com o 25 de Abril de 1974 e que os sucessivos governos persistem em nos retirar».

Os comunistas da CMS aprovaram como objectivos a serem materializados a curto prazo, entre outros, a distribuição de tarefas e responsabilidades ao maior número de militantes, funcionamento regular de Célula e dos seus organismos Executivos, o recrutamento de novos militantes, em especial, jovens com menos de 30 anos, a promoção de cursos de formação política e ideológica, a criação de grupos de trabalho de forma a dar respostas a áreas de intervenção específicas da, célula, o acompanhamento do trabalho dos comunistas na estrutura sindical, Serviços Sociais e Comissão de Higiene e Segurança e a convocação de reuniões regulares com os quadros técnicos comunistas, a fim de os integrar da melhor forma no trabalho da Célula.

Manuel Valente, por sua vez, referiu o trabalho preparatório da Assembleia Concelhla, marcada para 22 de Novembro. Pôs em evidência certas dificuldades, que serão ultrapassadas com o funcionamento regular da célula; uma maior ligação entre os comunistas eleitos e trabalhadores; uma maior intervenção junto dos trabalhadores e um importante contributo dos trabalhadores em particular dos trabalhadores comunistas para a concretização do Programa Eleitoral da CDU ao serviço das populações.

Concluindo: o PCP precisa dos trabalhadores, os trabalhadores precisam deste partido.

O camarada Jerónimo de Sousa, que participou nos trabalhos da Assembleia, aproveitou a oportunidade para alertar para os perigos decorrentes da política do governo, nomeadamente, no que respeita à legislação laboral e social, que o Governo poderá tirar de factores que poderão afrouxar a atenção dos trabalhadores como o «mundial» de futebol, a Expo/98 e as próprias férias. Simultaneamente, apelou à mobilização dos camaradas para as grandes batalhas que se avizinham, como seja a campanha pela despenalização do aborto.


Plenário de eleitos

De acordo com o plano de trabalho aprovado no início do ano a Comissão Concelhia do Seixal promoveu, no dia 6 de Junho, um plenário de eleitos e candidatos comunistas do concelho do Seixal às autárquicas de 97 para fazer um balanço dos seis meses de mandato, definir com mais rigor as orientações para o actual mandato e preparar a Assembleia da Organização Concelhia.
Os comunistas do Concelho do Seixal concluíram que estão reunidas as condições e se abrem boas perspectivas para que o Programa Eleitoral maciçamente votado pela população seja plenamente cumprido. Ao mesmo tempo, apontaram medidas para reforçar ainda mais o trabalho dos comunistas nos órgãos do Poder Local, nomeadamente: um maior acompanhamento por parte da estrutura partidária aos colectivos de eleitos municipais e de freguesia, discussão mais regular e aprofundada das questões autárquicas e maior ligação às populações de modo a possibilitar uma mais vasta intervenção partidária na resolução dos problemas.

Quanto ao trabalho institucional, o plenário traçou como orientação para os eleitos uma mais efectiva aproximação aos trabalhadores autárquicos e à população, a desburocratlzação e descentralizarão dos serviços, bem como o melhoramento do atendimento público, da informação e valorização do trabalho realizado e o reforço da democracia participada. Os eleitos, por indicação do plenário, deverão dar toda a atenção às pequenas obras, a par da conclusão dos grandes projectos previstos para o mandato.

Os comunistas vão canalizar os seus esforços para áreas prioritárias de intervenção como a do ambiente, acessibilidades e transportes, cultura e economia. Paralelamente, vão intensificar as suas reivindicações junto da Administração Central, que tem fugido às suas responsabilidades e não tem dado resposta a questões que são da sua exclusiva competência.

No que diz respeito ao trabalho preparatório da Assembleía Concelhía, vão ser agendados diversos plenários de organizações do Partido e auscultados o Movimento Associativo e as instituições para uma melhor definição dos objectivos da Assembleia na defesa dos interesses de todos e do Concelho.

_____


Assembleia em Paio Pires


Mais de quarenta militantes participaram na III Assembleia da Organização da Freguesia de Paio Pires do PCP, a qual decorreu sob o lema Reforçar o Partido, para Melhor Intervir, e contou com a presença do camarada Manuel Valente, do Comité Central do PCP. A Assembleia aprovou um plano de objectivos onde se destaca a necessidade de «reforçar a organização e intervenção do Partido na Freguesia, de participar activamente em todas as iniciativas do Partido, sejam de âmbito local, concelhio, distrital ou nacional e criar frentes de trabalho para haver uma maior ligação aos trabalhadores, à juventude, às colectividades e aos reformados, bem como aos eleitos das autarquias.

A Comissão de Freguesia agora eleita coloca como principais objectivos, lutar para criar uma extensão do Centro de Saúde do Selxal na Freguesia e a abertura de um posto dos Correios no Casal do Marco, a melhoria das acessibilidades e transportes

O camarada Manuel Valente chamou a atenção os militantes da Freguesia de Paio Pires para as importantes batalhas políticas que se aproximam e que exigem o esforço de todos, referindo ainda a necessidade da participação de todos na construção e realização da Festa do Avante.


«Avante!» Nº 1281 - 18.Junho.98