Moita

PCP mais forte - melhor concelho



Com a presença de 221 delegados, eleitos nas 50 assembleias plenárias e reuniões, e mais de 80 convidados, decorreu no passado dia 7 de Junho, no Cine-Parque da Baixa da Banheira a 6ª Assembleia da Organização Concelhia da Moita.

A Assembleia, que contou com a participação de Luísa Araújo, do Secretariado e da Comissão Política do PCP, constituiu uma forte contributo para o reforço da organização e para a intervenção política e social do Partido no concelho.
Em todo o trabalho preparatório - reuniões, acções de propaganda, contactos com militantes, debate dos documentos - foram envolvidos mais de um milhar de militantes comunistas.
Foi assim possível reactivar as células dos trabalhadores da Câmara Municpal da Moita, da Santa Casa da Misericórdia, dos professores e a organização de Freguesia do Vale da Amoreira, tendo sido eleitos 14 secretariados de zona e localidade da Organização de Freguesia da Moita.
O debate e as intervenções na Assembleia centraram-se na situação política e social do concelho, nas lutas dos trabalhadores, nomeadamente dos têxteis, da Petrogal, e das populações que reivindicam mais e melhores serviços de saúde, segurança e redes viárias.
Foi também analisado o papel dos comunistas na dinamização do movimento associativo, dos reformados, das cooperativas de consumo e de habitação.

A acção e intervenção dos comunistas nas autarquias teve também atenção especial, destacando-se o balanço de 23 anos de trabalho realizado e as propostas e linhas de intervenção para ultrapassar deficiências e melhorar o trabalho.
No quador do reforço orgânico do Partido e no espírito das conclusões da reunião do Comité Central de 14 e 15 de Fevereiro, a Assembleia decidiu realizar até meados do próximo ano assembleias de organização nas fregueisas e células em funcionamento, criar células em várias empresas co concelho e apontou como meta o recrutamento de 150 novos militantes até Outubro de 1997. Foi ainda decidido criar diversos organismos e comissões ou grupos de trabalho para o acompanhamento dos fundos, organização e imprensa do Partido.
A Assembleia manifestou o seu empenhamento na campanha pelo SIM no referendo dobre a IVG e no combate à ofensiva do Governo contra os direitos dos trabalhadores.

A nova Comissão Concelhia é agora composta por 41 membros, dos quais 21 são operários, 11 empregados, sete quadros técnicos e intelectuais, um estudante e um desempregado.


«Avante!» Nº 1281 - 18.Junho.98