Enfermeiros unidos
pela licenciatura


Uma grande manifestação de alunos e docentes de enfermagem e de enfermeiros respondeu, na passada quinta-feira, a um despacho do Governo que, contra a vontade da classe, prevê a formação em duas etapas (três anos, para bacharelato, e mais dois, para licenciatura). Promovida por um amplo leque de sindicatos e associações, com relevo para o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a manifestação de 25 de Junho foi «o primeiro aviso» de um protesto que vai continuar, reclamando uma formação de 4 anos que conceda o grau de licenciatura.

Na próxima segunda-feira o SEP volta a reunir com os responsáveis da Saúde e da Educação, para fazer ouvir a voz da classe. Foi vivamente condenado o facto de, na reunião de dia 23, o Governo ter apresentado aos representantes dos enfermeiros o despacho das duas etapas, propondo-se a ministra da Saúde tomar nova decisão no primeiro trimestre de 1999 e depois de um estudo sobre os conteúdos funcionais, as competências e os perfis da enfermagem.

Estudante, docentes e enfermeiros reclamam uma decisão imediata, de modo a que o primeiro curso de licenciatura se inicie no ano lectivo de 1999-2000.


«Avante!» Nº 1283 - 2.Julho.98