Vida sindical

Sitava
na CGTP


Apurados os resultados da Assembleia Geral realizada dia 16 e escrutinados os votos das 32 mesas de voto que funcionaram por todo o País, a direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos anunciou que os sócios aprovaram a adesão do Sitava à CGTP, processo que será formalizado em breve. Na nota de imprensa divulgada quinta-feira, recorda-se que o sindicato foi criado, em 29 de Maio de 1980, a partir de sindicatos filiados na Inter «com o propósito de unir e fortalecer as organizações sindicais no sector da aviação civil, combatendo a fragmentação e divisionismo» e que, nestes 18 anos, manteve sempre «estreitos laços de cooperação» com a central.
A mesma AG ratificou a adesão à Federação Sindical dos Transportes na UE e aprovou uma revisão estatutária que «visou essencialmente adequar a estrutura orgânica do sindicato à sua realidade actual e simplificar, tornando-os mais operacionais, os processos democráticos de decisão e funcionamento».

______


Metalúrgicos
de Aveiro, Viseu e Guarda

Mais de 4500 associados participaram nas eleições para os corpos gerentes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrigcas e Metalomecânicas dos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, que decorreram de 22 a 26 de Junho. Uma nota da mesa da Assembleia Geral informa que 4481 votos couberam à lista A (única), registando-se ainda 29 votos brancos e 9 nulos. No decorrer do processo eleitoral houve cerca de duas centenas de trabalhadores que se inscreveram no sindicato.
A Mesa da AG congratulou-se pela forma como decorreram as eleições e saudou os metalúrgicos pela sua participação, «que resulta de um apoio claro aos homens e mulheres que se dispuseram a assumir os destinos do sindicato nos próximos três anos, mas também da consciência de que votar é um direito e um dever da classe».

______


Sindicato dos Jornalistas
tem nova direcção

Os jornalistas portugueses elegeram anteontem os novos corpos gerentes do seu Sindicato. A lista A, a única que se apresentou a todos os órgãos nacionais, vai assumir os destinos do Sindicato, propondo-se levar a cabo um «combate pela informação livre e digna».

O jornalista João Izidro é o novo presidente da Direcção, que tem como vice-presidentes Acácio Barradas e Alfredo Maia. Diana Andringa fica na presidência da Mesa da Assembleia Geral. À frente do Conselho Deontológico continua Óscar Mascarenhas, mas este órgão conta a partir de agora com a presença de José Peixe, da lista B, dado que aqui os eleitos são apurados pelo método de Hondt.


«Avante!» Nº 1283 - 2.Julho.98