Partido Comunista da Índia em Lisboa



A convite do PCP, o secretário-geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), Harkishan Singh Surjeet, visitou Portugal nos dias 24 e 25 de Junho.

Surjeet encontrou-se com uma delegação do PCP- composta por Carlos Carvalhas, Domingos Abrantes, membro da Comissão Política e do Secretariado, e Albano Nunes, membro do Secretariado e responsável da secção internacional - e manteve contactos com Álvaro Cunhal.

Na passada quinta-feira, participou num debate com quadros da Organização Regional de Lisboa do PCP. Surjeet referiu-se à situação da Índia e às actividades do seu partido.
Entre outros temas, abordou os recentes ensaios nucleares realizados pelo governo de Nova Deli, considerando-os uma forma de desviar as atenções do povo indiano dos verdadeiros problemas sociais, bem como de criar focos de tensão com os países vizinhos. O PCI (M) manifestou-se contra esta iniciativa, posição que recolheu largo apoio popular.

No poder nos estados federais de Bengala Ocidental, Kerala e Tripure - que, no total, somam 100 milhões de habitantes -, o PCI (M) leva a cabo uma política orientada para a melhoria das condições de vida da população, para a reforma agrária e para a educação. Nesta área, foram alcançados grandes êxitos na erradicação do analfabetismo, em claro contraste com os 40 por cento de analfabetos existentes no país.
Harkishan Singh Surjeet salientou os esforços do seu partido no sentido de uma mobilização popular em torno de uma plataforma reivindicativa, tendo já obtido apoios dos sindicatos e de outras organizações de massas.

«Esta visita de Surjeet a Portugal, que confirma as relações de amizade e cooperação existentes entre o PCP e o PCI (M), permitiu um amplo intercâmbio de informações e opiniões sobre a situação nos dois países, a actividade dos dois partidos e questões de actualidade da situação internacional e do movimento comunista e revolucionário internacional», afirmam os comunistas portugueses em comunicado.


«Avante!» Nº 1283 - 2.Julho.98