Sazonais em Espanha
com apoio sindical


Os cerca de 4 mil portugueses que trabalham durante o verão na colheita de tomate na Estremadura espanhola, nas zonas de Badajoz e Cáceres, dispõem este ano de melhores condições, segundo disse à Agência Lusa o coordenador da União dos Sindicatos de Portalegre.

Este dirigente da CGTP-IN preside ao Conselho Sindical Inter-regional Alentejo-Estremadura, órgão intermédio da Confederação Europeia de Sindicatos, que integra representantes das estruturas regionais da CGTP, das Comisiones Obreras e das UGT espanhola e portuguesa. O CSI realizou sexta-feira, em Évora, a sua assembleia geral, no final da qual foi anunciado o apoio sindical aos trabalhadores sazonais. Tal como em 1997, serão criados dois acampamentos, mas agora com melhores condições, num esforço que envolve, para além dos sindicatos, a Segurança Social e o Governo portugueses.

Na reunião de dia 17 estiveram também em debate as consequências da introdução da moeda única, tema que ocupará um seminário com a participação de todos os conselhos sindicais inter-regionais, de Norte a Sul, na zona fronteiriça.


«Avante!» Nº 1286 - 23.Julho.1998