Orla costeira de Matosinhos
CDU apresenta propostas


A degradação das praias e da orla costeira do concelho de Matosinhos foi o tema de uma conferência de imprensa promovida pela CDU junto à Lota da praia de Angeiras (Lavra), dia 11 de Julho. Uma iniciativa que vem na sequência do alerta para os problemas de poluição no Porto de Pesca de Matosinhos, e em que uma vez mais se apostou nas questões ambientais.

A apresentação de opiniões e propostas da CDU contou com a participação de Serafim Brás, do CC e responsável da Organização Concelhia do PCP, que desenvolveu as razões desta iniciativa da CDU. Intervieram sobre a temática em causa, Renata Freitas, da Assembleia de Freguesia de Lavra e José Cavalheiro, membro da Coordenadora Concelhia da CDU, que expôs as propostas da CDU.

"A nossa Freguesia sofre de problemas de vária ordem que começaram já a afectar irremediavelmente sectores de actividade como a pesca e o turismo, com grandes prejuízos para a nossa comunidade", afirmou Renata Freitas ao apresentar os problemas da zona costeira da Lavra.

Renata Freitas referiu-se à falta de estruturas e à "inadmissível falta de limpeza", de que se ressente o turismo e sublinhou, em particular, as ameaças que pendem sobre a qualidade e mesmo a abundância de pescado.

"Não existe com certeza uma explicação única para a destruição da nossa riqueza marítima mas sabe-se que os elevados índices de poluição afectam a reprodução e a taxa de sobrevivência da grande maioria das espécies piscícolas" – comentou.

José Cavalheiro afirmou a necessidade de "inverter a lógica de um urbanismo caótico que flutua ao sabor dos interesses e pressões e vem desfigurando de forma irreversível um património precioso que não temos o direito de destruir".

Referindo vários exemplos dessa lógica. José Cavalheiro contrapôs-lhe as propostas concretas da CDU nesta área.

Assim, a CDU convida a Câmara Municipal de Matosinhos para, em Setembro, na Lavra, se fazer representar numa reunião com todos os interessados no litoral de Matosinhos, onde "muito claramente seja esclarecido":

- Qual o Plano de Ordenamento Costeiro para Matosinhos (POC)?

- Qual a articulação prevista entre o POC e o Plano Director de Matosinhos?

- Qual o Plano de Pormenor para a Zona Costeira do concelho?

A CDU sublinha que "é necessário tornar público os limites para a construção, a sua volumetria máxima e a definição em pormenor das intervenções na zona de protecção da costa previstas no actual Plano Director".

José Cavalheiro lembrou ainda as propostas apresentadas pela CDU relativamente ao aproveitamento económico do litoral do concelho, que continuam sem resposta. Propostas que passam pela abertura de uma ligação ao porto de pesca e integração das docas no espaço urbano.


«Avante!» Nº 1286 - 23.Julho.1998