Frelimo vence autárquicas em Moçambique


A Frelimo venceu as eleições autárquicas realizadas em Moçambique no dia 30 de Junho, segundo os resultados anunciados pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições na sexta-feira passada.

A Frelimo venceu em todos os círculos eleitorais e obteve as presidências de todas as autarquias, sendo o partido com maior número de mandatos para as Assembleias Municipais

O escrutínio foi marcado por uma elevada taxa de abstenção e pela não participação da Renamo. No total votaram 285 mil pessoas (14,6 por cento) e abstiveram-se um milhão de setecentos mil eleitores (85,4 por cento).
Em Maputo, o principal dos 33 circulos eleitorais, a Frelimo venceu com 70 por cento, obteve 42 lugares na Assembleia Municipal e elegeu Artur Canana como presidente, enquanto o candidato independente Filipe Cagnaux ficou com 25,5 por cento e 15 mandatos.
Na Beira, a segunda cidade do país, Chivavice, da Frelimo, foi eleito presidente da autarquia com 58 por cento. Francisco Masquil (independente) recebeu 42 por cento dos votos.

Os resultados serão ainda confirmados pelo Conselho Constitucional, orgão dependente do Supremo Tribunal de Justiça, que validará ou anulará as eleições.


«Avante!» Nº 1286 - 23.Julho.1998