Carlos Carvalhas
na África Austral


Uma delegação do PCP, dirigida por Carlos Carvalhas, e integrando ainda Albano Nunes, membro do Secretariado e responsável da Secção Internacional e Domingos Lopes, do CC e da Secção Internacional, efectuou uma visita à África do Sul e Angola entre 1 e 7 de Julho. Uma visita sucintamente noticiada no "Avante!" anterior, por falta de espaço, e que aqui retomamos, dada a importância das relações entre os nossos povos e partidos.

"MPLA e PCP estreitam relações". Este a forma como é titulada, na imprensa angolana, a deslocação da delegação do PCP a Angola, e que envolveu um significativo leque de encontros. A delegação foi recebida pelo presidente Eduardo dos Santos, realizando-se ainda conversações com uma delegação do MPLA dirigida pelo seu secretário-geral, Lopo de Nascimento, e de que faziam também parte, entre outros, Paulo Jorge do Bureau Político e Secretário das Relações Exteriores, Roberto dos Santos, do Bureau Político e Secretário para as Relações Políticas e Manuel Ruas, chefe do departamento das Relações Externas do MPLA.

A delegação portuguesa teve oportunidade de visitar as cidades de Benguela e do lobito, onde visitou empreendimentos económicos e contactou numerosos militantes do MPLA e trabalhadores. Em Luanda, foi recebida na Associação 25 de Abril, onde Carlos Carvalhas participou num encontro particularmente caloroso e fraternal.

Em encontro com a comunicação social angolana, Carlos Carvalhas valorizou a posição do MPLA, "que tudo tem feito para cumprir o acordado e para que a paz seja uma realidade". E sublinhou: "Não se pode pedir ao governo angolano que fique de mãos atadas face às sucessivas violações dos acordos pela Unita e aos sucessivos actos de vandalismo por ela praticados".

Na África do Sul, a delegação assistiu aos trabalhos do 10º Congresso do PC Sul-africano, onde Carvalhas fez uma intervenção em nome do PCP, tendo-se encontrado nomeadamente com Blade Nzimande, o novo secretário-geral do PCSA e Jeremy Cronin, o secretário-geral adjunto.

Carlso Carvalhas teve ainda ocasião de efectuar uma breve trova de impressões com Thabo Mbeki, presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) e vice-presidente da África do Sul e a delegação do PCP encontrou-se com uma delegação do ANC, dirigida por Kgalema Mothanthe, secretário-geral, onde foram abordadas questões relativas ao desenvolvimento das relações entre o PCP e o ANC.


«Avante!» Nº 1286 - 23.Julho.1998