Festa «Avante!» 1998


Avanteatro

Num ano em que se comemora o centenário do nascimento de Federico Garcia Lorca e de Bertolt Brecht, o Avanteatro apresenta duas peças destes autores, levadas à cena pelo Teatro de Papel e pelo Teatro das Beiras. Durante os três dias, passam ainda pelo palco outras trupes como o CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, A Lente – Teatro de Aumentar; o Teatro Extremo, uma grupo com sede em Almada, e o Teatro do Morcego. No Avanteatro abre-se ainda um espaço para o debate subordinado ao tema «Os clássicos hoje».


Encontro marcado com o teatro

Todos os anos, a programação do Avanteatro propõe uma grande diversidade espectáculos de qualidade, onde miúdos e graúdos se juntam para fruir a arte de representar. Grupos de vários pontos do país dão ali a conhecer o seu trabalho sempre perante um público numeroso que não perde a oportunidade de ir ao teatro na Festa. A programação deste ano oferece muitos motivos de interesse.

O Teatro de Papel leva à cena Bodas de Sangue, de Federico Garcia Lorca.
Trata-se de um drama de fortes paixões em que o amor é a causa da tragédia. Um triângulo amoroso sem solução. Supõe-se que Lorca tenha retirado a ideia de uma notícia de jornal.

De Aveiro vem o CETACírculo Experimental de Teatro, com a peça O Mestre Fantasia, de Rosa Gadanho. Dirigido à infância e juventude o espectáculo basea-se numa história de uma companhia de saltimbancos dirigida por Mestre Fantasia que esgota em si própria toda a imaginação criadora.

A dramarturgia de Bertolt Brecht é trazida pelo Teatro das Beiras com a peça A Boda dos Pequenos Burgueses. A acção decorre depois numa boda depois da ida à igreja dos noivos. A noiva está grávida e o noivo, que é marceneiro, está orgulhoso de ter construído, sozinho, toda a mobília. A refeição desenrola-se lentamente constituindo os actores personagens de uma ballet de gestos e atitudes num cerimonial falso.

O Marinheiro, de Fernando Pessoa, é o texto escolhido pelo grupo A Lente – Teatro de Aumentar. Este grupo propõe-se desenvolver um teatro em que sejam explorados os meios audiovisuais e técnicas de animação numa tentativa de dar ao texto dramático uma nova dimensão comunicativa.

Por sua vez, o Teatro Extremo apresenta um espectáculo intitulado Capuchinho Branco Sujo, onde pretende de uma forma divertida, sensibilizar adultos e crianças para os princípios da higiene urbana. Música ao vivo e uma parelha de palhaços prometem divertimento.

O Teatro do Morcego leva à Festa A Passagem dos Corpos, de Antonin Artaud. O grupo fez uma colagem de textos com o objectivo de fazer uma síntese possível de toda a obra deste autor que questiona até ao inadmissível a vida, a sociedade, a arte, a linguagem, o corpo, a história, a psiquiatria, o poder, os poderes. O espectáculo é um pretexto para uma nova abordagem de preocupações que nos são próprias.

_____

Corrida da Festa

Inscritos meio milhar de atletas e 30 equipas
Prazo termina a 28 de Agosto

Prosseguindo o êxito das edições anteriores, a Corrida da Festa registava no início da semana mais de meio milhar de inscrições. Porém, o ritmo de pedidos de inscrição é agora bastante intenso, pelo que segundo a organização, até ao dia 28 de Agosto o número de inscritos deverá ultrapassar largamente o milhar e meio de atletas.
A Corrida é uma prova aberta, com inscrição gratuita, a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou a atletas individuais.

São admitidos atletas masculinos dos escalões juniores (1979/80), seniores (1978 e anos anteriores), veteranos I (40 a 44 anos), veteranos II (45 a 49 anos), veteranos III (50 a 54 anos), veteranos IV (55 a 59 anos) e veteranos V (60 anos em diante); e femininos juniores (1979/80), seniores (1979 e anos anteriores) e veteranas (35 anos em diante).

O percurso é idêntico ao das edições anteriores: a partida é dada junto às bombas da Cipol, na Medideira, e a meta fica perto dali no Campo da Amora.

As inscrições podem ser feitas até 28 de Agosto para
Corrida da Festa do Avante!, Av. António Serpa, nº26, 3º dtº - 1050 Lisboa
(horário de funcionamento: das 9.30 às 13 horas e das 14 horas às 18.30 horas. Telefone: 7969141 ou Fax 7969139).

 

Eles apoiam a Corrida da Festa

Todos os anos dezenas de individualidades ligadas ao desporto nacional manifestam o seu apoio à Corrida da Festa do Avante! - sem dúvida o maior evento desportivo que lhe está associado - reconhecendo-lhe um lugar ímpar no calendário do atletismo do nosso país.


Uma verdadeira prova popular

«A Corrida da Festa do Avante! entrou já na tradição das provas do nosso país como uma das mais participadas e de maior valor. Ela traduz de forma concreta, no seu espírito e nos processos de organização, aquilo que devem ser as actividades do desporto popular. Ou seja: uma prática desportiva liberta das taras e das doenças que o desporto dominante está a manifestar cada vez mais um pouco por todo o lado. Parabéns à organização.»

Professor Melo de Carvalho
Inspector-geral de Educação

A Festa da alegria

«A festa do deporto no nosso concelho tem evoluído bastante ao longo destes anos. A Corrida é uma modalidade muito importante para os nossos jovens que serão o futuro. Entre os vários tipos de atletismo, as provas populares são das que mais admiro, porque favorecem interajuda e não a competitividade, a harmonia e o convívio no desporto entre todos os participantes.
Que a Festa do Avante! seja sempre de alegria e que continue a contribuir para a divulgação e promoção do atletismo no nosso concelho, onde já está bem patente também devido ao grande empenhamento por parte da Câmara Municipal
».

Carla Sacramento
Atleta Olímpica

Afirmar o desporto

Na Festa do Avante!, manifestação ímpar de profundo significado político e cultural, tem tido, desde o início, importância significativa um vasto programa desportivo procurando afirmar o desporto e as actividades físicas e recreativas como factores de desenvolvimento social e de melhoria da qualidade de vida da população.
Quando no âmbito desse programa se vai realizar a 11ª edição da Corrida de Festa do
Avante!, com a regulamentação que agora apresenta, não quero deixar de referir quanto a corrida em estrada tem criado oportunidades de prática desportiva regular para a população que optou por fazer, junto dos locais de habitação e nos seus tempos de lazer, o lugar privilegiado que o parque desportivo poucas vezes contempla.
As virtudes da corrida de longa duração, os seus benefícios de ordem física, de convívio e de confraternização, o são desportivismo, a aceitação do resultado e o prazer de participar em actividades desportivas onde a presença de cada um, em conjunto com a participação de grandes figuras do desporto nacional, constitui uma oportunidade para poder fortalecer o conceito de que o desporto deve ser praticado por todos, merece da minha parte o registo do meu reconhecimento a quantos se envolvem voluntariamente na organização de mais esta edição da Corrida da Festa do
Avante!. E estender este reconhecimento a todos aqueles que, por todos o país, organizam actividades desportivas abertas à população, dignificando o desporto como forma de expressão cultural empenhada e desinteressada.
Por último, quero referir o meu apreço pelos participantes na Corrida Festa do
Avante!, jovens de ambos os sexos, e desejar-lhes que esta corrida seja um bom início para mais um ano de actividade desportiva. E refiro-me especialmente às mulheres, de todas as idades, para que também no desporto procurem os meios de afirmarem os direitos que lhes assistem, numa sociedade que se pretende cada vez mais aberta e mais justa.

Rita Magrinho
Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa


Pesca desportiva

Organizada pela Comissão Concelhia do Seixal do PCP, no âmbito da campanha de divulgação da Festa do Avante!, realizou-se no passado domingo o 1º Concurso de Pesca Desportiva na Baía do Seixal, que reuniu 169 pescadores, representando 17 equipas e concorrentes individuais.

Feitas as contas, que nestas lides é como quem diz pesado o peixe, o prémio para o maior exemplar foi atribuído ao atleta Manuel Coelho, do RFDCR (Barreiro), que arrebatou às serenas águas da Baía um espécime de 1260 gramas.
Por equipas, o primeiro lugar foi para o Sporting Lavradiense, seguido da Aspiratec, em segundo, e do GD «Os Abençoados», em terceiro lugar.
Por agrupamentos, o CR da Cruz de Pau obteve o primeiro lugar, seguido do Sporting Lavradiense e Aspiratec. O atleta do Sporting Lavradiense, Hugo Cabrita conquistou o primeiro lugar em seniores masculinos, tendo como companheiros de pódio o Sérgio Sena, da Aspiratec e Miguel Vargas, do Sporting Lavradiense, respectivamente segundo e terceiro classificados. Hugo Cabrita venceu também a classificação para o maior número de exemplares capturados.
No escalão seniores femininos a vitória coube a Eva Rodrigues da Aspiratec; o segundo lugar a Emília Casaca, do GP «Os Abençoados»; e o terceiro a Fernanda Martins do CR Pescadores da Torrinha.
Em juniores femininos houve apenas duas participantes: Carina Casaca do GP «Os Abençoados», que venceu o escalão, e Sandra Pereira dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.
Em juniores masculinos, o primeiro foi Luís Vargas (individual); o segundo, Joaquim Rafael leal da Associação Pescadores da Ramada; e o terceiro foi Fábio Ramos (individual).
Nos principiantes (escalão dos mais pequeninos), venceu em masculinos Miguel Almeida do CR da Cruz de Pau, ficando em segundo e terceiros lugares, respectivamente, Carlos David igualmente do CR da Cruz de Pau e Filipe Melo da Associação Pescadores da Ramada. Em femininos a vitória coube a Andreia Casaca do GP «Os Abençoados», o segundo a Lúcia Leal da Associação Pescadores da Ramada e o terceiro a Cátia Afonso, do Clube de campismo «Luz e Vida».

Finda a jornada, ficou o sentimento unânime dos atletas e organizadores que este género de iniciativas além de proporcionarem bons momentos competitivos, contribuem para um convívio fraternal e saudável.


Cicloturismo

Realizada no passado dia 9 de Agosto, a prova de cicloturismo da Festa do Avante! registou a participação de 216 atletas e de 32 equipas.

O atleta mais velho foi Eduardo Castro, de 74 anos, e o mais novo foi o jovem Flávio, com apenas 10 anos.

As equipas participantes foram as seguintes: Clube Recreativo Barroquense; Trapolixo (Cascais); Sociedade Filarmónica Alpiarcense; Pedais dos Olivais; Lírios do Monte (Cacém); Casa do Pessoal da EPAL; Núcleo Ciclista TV Vídeo, Lda; Ribadense (Fanhões), União Desportiva, Cultural e Social do Quintanilho (Vialonga); Clube de Ciclistas Costa do Sol (Abóboda); Turbos de Vale Paraíso; Serviços Sociais do Seixal; Projecta (Areeiro); Os Roscas; Núcleo Ciclista Piedense; Leões de Moura; Nascente do Lis (Leiria); Núcleo Ciclista de Palmela; Terríveis de Sesimbra; Farias de Revanc (Sintra); Águias do Pedal de Almada; Amigos do Pedal (Loures); Águias de Via rara (Stª Iria da Azóia); Mouel Moda; Campo de Ourique; M. Ginja; Núcleo Ciclistas de Sesimbra; Clube Portugal Telecom; Trabalho com Direitos-CGTP; Grupo Recreativo Gonçalvinhense; Unidos de Azeitão; Os Quarentões; AutoCoop; Clube Desportivo e Cultural de Naçarro; Amigos do Pedal de Cascais; Amigos do Feijó; e Núcleo Ciclista Moitense.

Os atletas partiram da Medideira, junto à entrada da Quinta da Atalaia, e cumpriram um percurso entre os concelhos do Seixal e Almada, passando por Corroios, Miratejo, Laranjeiro, Cova da Piedade, Almada, Pragal, Feijó, Vale Flores, Vale Milhaços, Corroios, Cruz de Pau Paivas, Fogueteiro, Casal do Marco, Paio Pires, Seixal, Arrentela, Amora e Quinta da Atalaia. No final realizou-se uma pequena cerimónia dentro do recinto da Festa, durante a qual foram entregues galhardetes ao participantes.

A prova foi organizada pela Comissão de Desporto da Festa do Avante! conjuntamente com o Clube Recreativo Barroquense e teve o apoio técnico da Federação Portuguesa de Cicloturismo.

_____

Divulgação da Festa

Agenda de iniciativas no Seixal:

Um pouco por todo o país, as organizações do Partido levam a cabo iniciativas de divulgação e promoção da Festa do Avante!, muitas das quais têm um carácter desportivo. É o caso do programa no concelho do Seixal que aposta em encontros de várias modalidades.
Assim já neste sábado, dia 22, realiza-se um Convívio de Damas, no Parque das Paivas, entre as 21 e as 23 horas. Para participar basta aparecer para jogar, mas todas as informações podem ser obtidas no Centro de Trabalho do Seixal do PCP.

Ainda neste fim-de semana, sábado e domingo, é promovido um Convívio de Futebol. Os jogos realiza-se no Ringue das Paivas, entre as 9 e as 21 horas, e são abertos a todos os escalões.

Para o fim-de-semana seguinte, dias 29 e 30, tem lugar um Convívio de Vólei de de Praia, entre as 9 e as 19 horas, na Praia Velha. As inscrições podem ser feitas até 25 de Agosto no Centro Trabalho do Seixal do PCP.

Mais original é sem dúvida o Desfile de Motards pelo Concelho, marcado para dia 30 de Agosto, com concentração pelas 9,30 horas, no parque de estacionamento, frente ao Tribunal do Seixal. Esta iniciativa é promovida pela Comissão Concelhia do Seixal do PCP; Moto Clube do Seixal; Grupo Motard «Os Lusitanos»; e Grupo Motard de Fernão Ferro.


«Avante!» Nº 1290 - 20.Agosto.1998