TVisto

Televisão online

Por Francisco Costa


À falta de assunto verdadeiramente atraente numa programação de Verão demasiado fútil e em geral desinteressante - com a possível excepção da transmissão de novas criações de «Um Eléctrico Chamado Desejo» e de «O Rei Lear» levada a cabo pela SIC mas realizada em horário mais do que impróprio - pareceu-me desta vez oportuno ensaiar outro caminho e deixar aqui, desde já, algumas pistas para que o potencial espectador de televisão (que também tenha acesso à Internet) melhor possa organizar o seu tempo através da consulta das várias programações dos canais com páginas e sites na Rede. Isto na perspectiva de, dentro de dias, acabadas as férias e regressados os hábitos televisivos do quotidiano outonal e invernoso, esse espectador poder determinar, regular e antecipadamente, o que pretende ver em meio de uma oferta que nos últimos tempos cresceu de forma significativa com a introdução da televisão por cabo.

Ora acontece que, com maior ou menor imaginação gráfica, os conteúdos online das principais cadeias de televisão não variam de forma significativa, conforme é patente em alguns exemplos que escolhi para hoje. Começando pelas portuguesas, um justo destaque inicial deve ir para a pioneira TVI (http://www.tvi.pt) que, desde a primeira hora, assegurou uma informação atempada nas suas páginas, com atenções especiais dedicadas à série de culto «Ficheiros Secretos – X Files» ou ao programa de informação «Directo XXI». Quanto à RTP (http://www.rtp.pt), foi sensível nos últimos tempos a melhoria do seu site, através de um grafismo mais atraente e de um sistema de navegação relativamente eficaz, sendo possível percorrer páginas dedicadas aos Canais 1 e 2, à RTP Internacional, à RTP África ou mesmo a uma reprodução do Teletexto. Entretanto, para além de algum cuidado (mais promocional do que valorizador de conteúdos) posto nos destaques da programação, ainda muito está por fazer neste campo, designadamente em termos de actualização, já que, por exemplo em relação aos filmes, nenhum desenvolvimento ainda estava disponível no início desta semana para a programação da semana de 24 a 30.

Em termos de qualidade gráfica e organização informativa, sem dúvida que a BBC ou o Arte levam a palma à generalidade da concorrência. No caso da primeira, vale a pena fazer uma visita à página de abertura (em http://www.bbc.

co.uk) só para se começar a ter uma pequena ideia das cerca de 200 páginas (!) em que o serviço público de TV britânico dividiu a sua informação online. Mas para os canais disponíveis em Portugal, o espectador deverá dirigir-se preferencialmente a http://www.bbc.co.uk.schedules para depois escolher a BBC Prime ou a BBC World e as pormenorizadas programações diárias. No caso da segunda (localizada em http://www.sdv.fr/arte/), será sem dúvida útil consultar os amplos resumos que o canal faz dos seus principais programas, bem como informar-se previamente sobre os conteúdos das famosas noites temáticas ou dos recheados e desenvolvidos arquivos digitais.

Para os dois canais exclusivamente dedicados à transmissão de filmes (TNT e Hollywood), os caminhos aconselháveis são, respectivamente, http://www.tnt.turner.com/movies/tntmovies/nav.html e http://www.multinacaltps.com/prespo.htm; mas é preciso ter em atenção que os horários do primeiro se referem ao território dos EUA (Costa Este e Oeste) e os do segundo, elaborados para a hora espanhola, devem ser diminuídos em sessenta minutos, para a hora portuguesa. Aliás, aquele último endereço refere-se a um site mais amplo (na sua versão portuguesa) que tem ainda ligações aos sites de outros canais acessíveis entre nós, como o Sol (com destaques do mês), o Panda ou o Odisseia.

Também especialmente redigido em português e dedicado aos amantes da natureza, das reportagens de viagens e a outros domínios do documentário televisivo é o site do canal Discovery, cujo endereço, bem extenso, se localiza em http://www.discovery.com/diginets/international/iberia2/iberia2.html. Um site de navegação desenvolta, com destaques úteis (ausentes das revistas da especialidade) e um pouco mais desenvolvidos dos que constam de outro site relativo a um canal da mesma área: o Travel (inglês), que poderá ser encontrado em http://www.travelchannel.co.uk/.

Finalmente, sempre tendo em consideração a «inevitabilidade» da orientação ideológica de sentido único que, de forma avassaladora, marca o carácter da informação respectiva, temos os sites administrados pelos chamados «canais de notícias», como a americana CNN (em http://europe.cnn.com, portanto, sem www) ou o britânico Sky News (em http://www.sky.co.uk/news/index.htm).

Boa viagem!


«Avante!» Nº 1290 - 20.Agosto.1998