Uma festa para todos

— intervenção de José Casanova,
membro da Comissão Política do CC do PCP e director do «Avante!

Camaradas e amigos

Cá estamos no comício da Festa do «Avante!». Desta festa cada vez mais do futuro e da alegria, desta festa cada vez mais da juventude, porque cada vez com mais jovens na sua construção e cada vez com mais jovens entre os seus visitantes.

Esta é a festa do esforço colectivo, fruto do trabalho e da criatividade dos mais de 4 mil camaradas e amigos que a construíram em dezenas de milhares de horas de trabalho, fruto da dedicação de todos os que, durante estes três dias, no desempenho das mais diversas tarefas, asseguraram o seu funcionamento. Para todos, em nome do jornal «Avante!», uma saudação muito especial. Saudação que é extensiva a todos os participantes nas realizações artísticas, musicais, culturais, desportivas, políticas, bem como a todos os visitantes da festa, aos quais desde já dizemos: "Até para o ano". Uma saudação e um grande obrigado, também, para todos os que, com o seu apoio e a sua boa vontade, nos ajudaram na construção e funcionamento da festa: federações e associações desportivas e recreativas, departamentos oficiais, corporações de bombeiros, forças de segurança, empresas públicas e privadas, câmaras e juntas de freguesia de vários quadrantes políticos, das quais é justo destacar, por razões óbvias, a Câmara Municipal do Seixal.

Esta é a festa onde o País e o Mundo estão presentes: através da música, da cultura, do desporto, da luta, da solidariedade, do internacionalismo, da vontade de construir um país melhor num mundo melhor. O conteúdo internacionalista desta festa está patente na Cidade Internacional e nas várias iniciativas de solidadriedade activa, nomeadamente na campanha de medicamentos para Cuba. E é com grande alegria que temos connosco camaradas e amigos representando 45 partidos comunistas e outras organizações progressistas e revolucionárias. Aqui expressamos as nossas fraternas saudações de combate aos camaradas e amigos vindos da Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Chipre, Colômbia, Coreia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Iraque, Itália, Japão, Jugoslávia, Kurdistão, Laos, Marrocos, Moçambique, Palestina, Paraguai, Peru, República Checa, Rússia, Saara Ocidental, Timor-Leste, Turquia, Uruguai e Vietname.

Esta é a festa onde o futuro está presente: nos objectivos da luta dos comunistas, nos valores humanos que incorporam o conteúdo revolucionário e humanista desses objectivos, nos milhares e milhares de jovens - comunistas e não comunistas - que fazem da Festa do «Avante!» a sua festa, a Festa da Juventude.

Esta é a festa onde a camaradagem, a amizade e a alegria estão presentes: nos muitos milhares de visitantes que a fazem, nos amigos feitos e nas amizades que aqui nascem e aqui marcam encontro de ano para ano, fazendo deste belo e imenso espaço da Atalaia um belo e imenso espaço de confraternização e convívio.

Esta é a festa onde o trabalho está presente e onde, por isso, têm lugar reservado a situação e a luta dos trabalhadores, a determinação dos comunistas de prosseguirem a batalha contra a política de direita e de continuarem a ocupar, sempre, em todos os momentos e situações, o lugar que foi, é e será o seu: ao lado dos explorados e contra os exploradores, ao lado dos oprimidos e contra os opressores, ao lado da justiça e contra a injustiça.

Esta é a Festa do «Avante!», a festa do PCP, a festa da JCP, a festa que, sendo dos comunistas, é de todos: a festa que toma o nome do nosso «Avante!», jornal que, sendo dos comunistas é, também, de todos e que constitui uma referência singular e insubstituível na imprensa democrática e de esquerda e enquanto porta-voz dos anseios e das aspirações dos trabalhadores e do povo.

E é tudo isto que faz da Festa do «Avante!» um acontecimento único e insuperável no nosso país. É tudo isto que está expresso na bandeira vermelha - símbolo universal da luta dos trabalhadores - intencionalmente colocada no ponto mais alto da Atalaia.

Cá estamos, então. no Comício da 22ª Festa do «Avante!», comício que, sendo o início do encerramento da Festa, é também, simultaneamente, o ponto de partida para a festa do próximo ano. Porque esta festa, ninguém a pára.

Cá estamos e cá estaremos: porque, tal como a luta, a festa continua.

Viva a Festa do «Avante!»!
Viva o Partido Comunista Português!


«Avante!» Nº 1293 - 10.Set.98