Maior participação da juventude

— Intervenção de Ângelo Alves,
membro da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP

Camaradas e amigos,

A Atalaia viu renascer a sempre e cada vez mais jovem Festa do «Avante!», a festa dos comunistas e de todos os que nela se divertem, convivem e discutem os seus problemas; a festa que demonstra a capacidade realizadora da JCP e a vontade dos jovens comunistas de defender os direitos e lutar pelas justas aspirações dos jovens portugueses, de dizer que a juventude merece melhor!

E esta a festa, a do «Avante!», onde, 150 anos depois do Manifesto Comunista, a JCP reafirma o seu empenhamento na construção de um Portugal mais justo, solidário com os jovens e com os povos em luta por todo o mundo.

Desta festa, enviamos um abraço muito forte e muito especial aos jovens de Cuba e de Timor.

A nossa festa é uma enorme montra das lutas que os comunistas travam, lado a lado com tantos outros jovens, exigindo uma educação pública gratuita e de qualidade, lutando contra os ataques do Governo aos direitos dos jovens trabalhadores, continuando a luta pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez e exigindo a regulamentação da lei da educação sexual.

Esta é a festa das lutas do povo e da juventude portuguesa na defesa dos direitos conquistados com a revolução de Abril.

Em Portugal no universo de meio milhão de desempregados, a maioria são jovens. 70 por cento dos jovens que trabalham estão com contratos a prazo e os jovens são os trabalhadores mais mal pagos.

Querem-nos fazer crer que modernizar é ter trabalhadores para toda a obra, sem vínculos laborais, sem horários para trabalhar, sem férias para tirar; que é moderno reduzir os custos com os salários - especialmente nas camadas jovens.

Não é!

O emprego é um direito! Sem emprego não há futuro e emprego sem direitos não é futuro para ninguém! Aos jovens que estão aqui hoje, um apelo: informem-se, denunciem e unam-se aos que já hoje estão a lutar pela defesa dos seus direitos e pela defesa dos direitos das novas gerações de trabalhadores.

Acabámos de realizar no espaço da juventude um debate sobre a crise no ensino superior.

Também hoje ficou claro a incapacidade, a desresponsabilização, a demagogia e o autoritarismo do Ministério da Educação, que não consegue e não quer resolver a actual crise em que se encontra o ensino superior e prossegue uma política de remendos no ensino secundário.

Mas o movimento estudantil mantém-se unido pela justeza e coerência das posições que defende.

No último ano lectivo os estudantes estiveram em luta por todo o país.

Os estudantes não querem esta política educativa. Não querem as bolorentas propinas. Exigem a revogação da lei de financiamento. Querem ser ouvidos e têm propostas concretas para melhorar a educação em Portugal.

E bem pode esperar o ministro da Educação pelo início deste ano lectivo, porque os estudantes continuarão a sua luta.

Da nossa parte, podemos garantir que os jovens comunistas vão estar nas escolas, nas associações, nas ruas, na luta, lado a lado com os estudantes. Porque os direitos não se pagam, conquistam-se!

Somos jovens, somos irreverentes. Somos muitas vezes aquilo que outras gerações não querem ou não percebem que sejamos. Mas somos também uma geração responsável que participa, que tem iniciativa, que quer mudar o presente para ter um futuro melhor.

Desta tribuna da Festa do «Avante!» fazemos um apelo forte, muito forte, da JCP, para que a juventude portuguesa tenha maior intervenção na defesa dos seus direitos, pois só assim se defende a democracia. Que, com a sua força, com o seu dinamismo, com a sua dedicação às causas, reforce a participação nas associações de estudantes, no movimento associativo juvenil de base local, no movimento sindical, na luta anti-racista, na luta contra a toxicodependência, na batalha pela regionalização. Enfim, por uma democracia com participação juvenil, por um Portugal melhor. Pelo nosso Portugal.

E os jovens portugueses contam com a JCP na luta por um futuro melhor.

Somos a JCP, juventude do PCP. Somos marxistas-leninistas, temos a audácia de conquistar uma sociedade justa, solidária, humana e fraterna!

Lutamos pelo socialismo, pelo comunismo!

Viva a 22' Festa do «Avante! »!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!


«Avante!» Nº 1293 - 10.Set.98