Iniciativas no Porto
Novos apoios contra bloqueio a Cuba


A lista de apoios ao apelo de solidariedade com Cuba não pára de aumentar. A comissão organizadora das iniciativas contra o bloqueio que terão lugar nos próximos dias 17 e 18 no Porto por ocasião da Cimeira Ibero-Americana anunciou, na semana passada, o nome de numerosas estruturas que subscreveram o documento.

Entre elas encontram-se inúmeras organizações sindicais como a CGTP-IN, o Sindicato dos Bancário, o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Professores do Norte, a Federação dos Trabalhadores Têxteis, o Sindicato da Função Pública, o Sindicato da Construção Civil, a Confederação dos Quadros Técnicos e Científicos, o STAL e a União dos Sindicatos do Porto.
A Federação Académica do Porto, as Associações Académicas de Lisboa e de Coimbra, o Conselho Nacional de Juventude e a Juventude Operária Católica fazem parte do conjunto de organizações juvenis e estudantis que apoiam o apelo, juntamente com a Federação Nacional das Associações de Trabalhadores Estudantes e a Federação das Associações de Organizações Juvenis do Porto.
De referir ainda a adesão da Associação 25 de Abril, do Fitei, do Conselho Português para a Paz e Cooperação, do Ateneu Comercial de Coimbra, da Voz do Operário, da Companhia de Teatro de Braga, do Movimento Democrático de Mulheres, da delegação do Inatel do Porto, do Sindicato de Poesia de Braga, da Federação das Colectividade do Distrito do Porto, do Cineclube do Porto e da Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio.


As iniciativas

Das iniciativas organizadas pela Associação de Amizade Portugal-Cuba e pela Comissão Regional do Porto Contra o Bloqueio destaca-se o desfile popular que se realiza no dia 17. A concentração terá lugar na Praça Carlos Alberto às 16 horas e terminará na Praça D. João I.
Nessa noite realiza-se um espectáculo de solidariedade no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com a participação de Sérgio Godinho, Jorge Palma, Carlos do Carmo, João Afonso, Luís Represas, Brigada Vitor Jara, Mísia, Manuel Freire, Vitorino, Janita Salomé, Realejo, Canto Nono, Coral de Letras da Universidade do Porto, Manuel Amorim, Minela e os galegos Teixadura e Uxia.
No dia 18 terá lugar uma corrida de atletismo, com partida e chegada ao Castelo do Queijo, e que conta com as inscrições de centenas de atletas, nomeadamente Rosa Mota, Albertina Dias, Luís Jesus e José Regalo.


Assembleia Municipal do Porto contra bloqueio

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por maioria uma moção contra o bloqueio a Cuba, com apenas uma abstenção e um voto contra (ambos do CDS-PP).
A moção, apresentada pelos representantes da CDU, considera «um imperativo ético e humanitário» da Assembleia «manifestar publicamente a sua solidariedade com o povo de Cuba e reclamar o termo do bloqueio».
«Este bloqueio, agravado ainda nos últimos anos por novas disposições do Senado norte-americano, tem limitado gravemente o progresso económico, condicionado o desenvolvimento social do país e, ao impedir o acesso normal a bens essenciais como a alimentação, os medicamentos e a energia, tem causado enormes privações e sofrimentos ao povo cubano», lê-se no documento.


«Avante!» Nº 1297 - 8.Outubro.1998