Pioneiros de Portugal promovem
Livros infantis e Direitos da Criança


A Associação Os Pioneiros de Portugal vai promover a realização de uma Feira do Livro da Criança, já na sua 3ª edição, de 24 de Outubro a 3 de Novembro, em Almada e de uma Assembleia sobre "Direitos da Criança, contra o Trabalho Infantil" a 20 de Novembro, em Lisboa.

Com a Feira do Livro, que terá lugar na Casa da Juventude de Almada, os Pioneiros pretendem motivar os jovens para o gosto pela leitura, proporcionando-lhes, ainda, actividades de ateliers para desenvolvimento da criatividade.
Esta iniciativa conta com o apoio da Divisão de Educação e Juventude – Sector da Juventude da Câmara Municipal de Almada e com a presença de escritores como Mário Castrim e Glória Bastos, assim como de desenhistas. Estarão ainda representadas muitas editoras, nomeadamente a Editorial Caminho, Gradiva, Publicações Europa-America, Fluminense, Publicações Alfa e Portugalmundo.
A 3ª feira do Livro da Criança poderá ser visitada todos os dias, das 10 às 20 horas em dias úteis e, no sábado, das 15 às 20 horas, encerrando ao domingo. Os espectáculos de animação no final do dia serão uma constante, incluindo teatro, mímica, danças tradicionais, leituras expressivas de textos, entre outras. A feira abre, no próximo dia 24, com um espaço dedicado a ateliers de desenho, slides e pintura colectiva de um painel, relacionados com os direitos das crianças.
A Assembleia dos Direitos da Criança contra o Trabalho Infantil, por ocasião do 39º aniversário da assinatura da Declaração dos Direitos da Criança, será a oportunidade para um debate envolvendo, para além dos "Pioneiros de Portugal", professores e alunos do 3º e 4º anos das escolas do concelho de Lisboa. Os Pioneiros pretendem, com esta Assembleia, sensibilizar as crianças para o conhecimento e defesa dos seus direitos, para o problema do trabalho infantil e alertar a opinião pública e governantes. Pretende-se igualmente que as crianças proponham acções concretizáveis.

A Assembleia decorrerá no Teatro Taborda, em Lisboa e conta com a participação do vereador da Educação da Câmara de Lisboa. A encerrar, serão apresentados uma peça de teatro e um espectáculo de malabarismo, como auge de um dia dedicado a actividades lúdicas e educativas.


«Avante!» Nº 1298 - 15.Outubro.1998