Americanos recusam radicalismo



Os norte-americanos inflingiram anteontem uma derrota aos republicanos ao rejeitarem transformar as eleições intercalares num referendo a Clinton. Chamados às urnas para renovar um terço do Senado, a totalidade da Câmara dos Representantes e ainda 36 Governadores estaduais, os eleitores acabaram por penalizar o radicalismo, fazendo eleger os candidatos mais moderados.
De acordo com os dados disponíveis à hora de fecho desta edição, não se registaram alterações singificativas no equilíbrio de forças no Senado, enquanto na Câmara dos Representantes os democratas conseguiam reduzir de 22 para 14 a diferença que os separa dos republicanos (os primeiros detinham 206 lugares, contra 228 dos segundos).
As principais alterações registaram-se na escolha dos Governadores, com o republicano Alfonse d'Amato - célebre pela iniciativa legislativa que visava a imposição de sanções às empresas não americanas que não respeitassem o embargo dos EUA ao Iraque - a perder o importante estado de Nova Iorque, à frente de cujos destinos se encontrava desde 1980, para o democrata Schumer, congressista à oito anos.
A recuperação dos democratas pode ter posto um ponto final na questão da destituição do Presidente, tanto mais que, ao contrário do que sucede desde o final da guerra civil americana de 1861-1865, o partido do presidente em funções não perdeu mandatos. É a segunda vez na história dos EUA que tal se regista em eleições intercalares.
Clinton e os democratas respiram de alívio. Motivos de preocupação sobram no entanto para Al Gore, o presumível candidato democrata à sucessão de Clinton, já que o seu mais forte opositor, um dos filhos do ex-presidente Bush, conseguiu a proeza de reunir 70 por cento dos votos no poderoso estado do Texas.
Quanto à participação nas eleições, confirmou-se a regra da crescente abstenção. Pouco mais de 30 por cento dos eleitores foram às urnas, o que não abona em nada a saúde dum sistema que se apresenta como «o mais democrático do mundo».
«Avante!» Nº 1301 - 5.Novembro.1998