PIDDAC/99
Verbas aquém do esperado


Jorge Gouveia Monteiro, vereador comunista eleito pelas listas CDU na Câmara Municipal de Coimbra, manifestou, na terça feira passada, em reunião do executivo camarário, a preocupação do PCP com «o mau tratamento» dado a Coimbra» pelo Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 1999.

O Plano para este ano «fica muito aquém do esperado», assegura o vereador da CDU, enumerando os diversos projectos - conclusão do Conservatório de Música, metro de superfície, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e novos edifícios da Penitenciária, do Tribunal de Coimbra e do Hospital Pediátrico - que ou não são contemplados ou são-no com verbas inferiores às previstas em 1998.

Ilda Figueiredo, vereadora da CDU na Câmara do Porto, por sua vez, chama a atenção para as verbas inscritas em 1998 para a construção do Centro de Saúde de Aldoar e de Ramalde - respectivamente 105 e 140 mil contos - que, no PIDDAC/99, são contempladas, cada uma, com apenas 10 mil contos.
Outra situação denunciada por Ilda Figueiredo prende-se com a construção de um novo Centro Materno-Infantil, no Porto, para a qual em 1998, estavam previstos 2,1 milhões de contos, e agora apenas lhe tem destinados 80 mil.
Para a vereadora comunista - «espantada» com estes números -, o Governo, face à aproximação de eleições legislativas, está a «chutar a responsabilidade para outro.»


«Avante!» Nº 1303 - 19.Novembro.1998