Célula da CML
Assembleia discute reforço


Realiza-se, no próximo sábado, no Centro de Trabalho Vitória, a 5ª Assembleia de Organização da célula do PCP na Câmara Municipal de Lisboa.

Um projecto de Resolução, intitulado «Um Partido mais forte na CML - Sempre com os Trabalhadores», serve de base à preparação da discussão que irá ser travada pelos militantes comunistas da Câmara.
O reforço do PCP é «o caminho da alternativa», começa por dizer o documento, invocando uma conclusão do último Congresso do PCP que afirma que «a construção de uma alternativa à política de direita e aos governos que a têm realizado só será possível com uma sensível alteração na correlação de forças» existentes e uma «expressiva ampliação da influência social, política e eleitoral do PCP».
Assim, entre os grandes objectivos que vão nortear o trabalho da célula nos próximos tempos encontra-se o fortalecimento da capacidade de direcção do seu secretariado, a melhoria da ligação aos militantes, o alargamento do núcleo activo, a divulgação da imprensa e materiais do Partido.
Mas como o reforço do Partido «tem de estar associado às grandes batalhas políticas», os comunistas da Câmara de Lisboa vão também discutir as que neste momento se lhes vão colocar: a luta contra o pacote laboral, a defesa da Segurança Social e dos direitos dos trabalhadores, as comemorações do 25 de Abril e as próximas eleições para o Parlamento Europeu e Assembleia da República.
Quanto ao trabalho organizativo, o debate vai centrar-se na necessidade de reorganizar os militantes dispersos por vários locais de trabalho, que não pagam quotas e não recebem os documentos do Partido, potenciando o trabalho político da célula.
O recrutamento, a criação de núcleos de direcção nos principais locais de trabalho, a recolha de fundos, a realização de plenários, a saída regular do Boletim de célula, são outros objectivos que o projecto de Resolução apresenta à discussão da Assembleia.
Mas também a participação dos militantes nas várias estruturas dos trabalhadores e o acompanhamento do trabalho realizado pela coligação que gere o município, particularmente dos eleitos do PCP, são questões que o documento analisa e aprecia.


«Avante!» Nº 1303 - 19.Novembro.1998