Colectividades em festa
pela humanização da cidade


"Com o Associativismo Humanizar a Cidade" foi o lema da Festa das Colectividades, promovida pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio – FPCCR, que decorreu em vários espaços de Lisboa, entre 24 e 31 de Outubro.

A Festa desdobrou-se em diferentes iniciativas de caracter cultural, recreativo e desportivo.
Na Junta de Freguesia de Alcântara esteve aberta ao público uma exposição dedicada aos últimos 150 anos da música nas colectividades, com instrumentos, partituras e outro material das diferentes épocas da já longa história deste movimento associativo.
O mercado de Alcântara foi o espaço de uma mostra regionalista, da gastronomia ao artesanato, com a participação de nove Casas Regionais.
A animação e iniciativas culturais estiveram sempre presentes, com o teatro, as noites especiais de fado, e também espectáculos de acordeon, fanfarra, coros, dança, jazz, sapateado e diferentes conjuntos musicais.
Na área do desporto, que abarcou as mais diversas modalidades, merece particular destaque a Corrida das Colectividades, uma prova que está inserida no calendário da Associação de Atletismo de Lisboa.
No Plenário de encerramento da Festa foram aprovadas duas reivindicações fundamentais: o reconhecimento da FPCCR/Coordenadora das Colectividades de Lisboa, como uma estrutura que os órgãos municipais devem ouvir em matérias do interesse do movimento associativo da cidade e a adopção de medidas urgentes de apoio às colectividades e ao movimento associativo do país.


«Avante!» Nº 1303 - 19.Novembro.1998