CDU/Évora
Um balanço positivo


A Comissão Concelhia de Évora do PCP avaliou recentemente a actividade autárquica no concelho ao longo do ano, que considerou positiva, e realçou os esforços dos eleitos da CDU no trabalho aos vários níveis.

Assim, na Câmara Municipal, os eleitos da CDU procuraram dar resposta a um vasto conjunto de problemas nas áreas do desenvolvimento económico, no plano social, na higiene e limpeza e nas relações com as Juntas de Freguesia. Na Assembleia Municipal, desempenharam um destacado papel na procura de soluções para problemas de grande importância para o concelho, designadamente em relação à Biblioteca Pública de Évora. Nas Juntas de Freguesia, é salientada a dinâmica e a melhoria na resposta aos problemas da população com a criação das novas freguesias da cidade de Évora e a dinamização do trabalho nas freguesias do centro histórico.
Em contrapartida, os partidos da oposição têm-se limitado a «uma intervenção resignada a corpo presente», recusando-se a assumir qualquer pelouro ou responsabilidade e defraudando as expectativas dos que os elegeram.
Os comunistas de Évora saúdam ainda a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para 1999, que privilegia a resolução de um vasto conjunto de problemas através das chamadas "pequenas obras", sem descurar a preparação de projectos de grande importância para o concelho, que envolvem avultados investimentos, a definição de parcerias e a participação do Governo central, como aconteceu na construção do Mercado Abastecedor da Região de Évora e na construção do Terminal Rodoviário, ainda que, em relação a este último projecto, o Governo não tenha honrado os compromissos que assumiu.
Lamenta, entretanto, o PCP que o Orçamento de Estado para 1999 não contemple o financiamento de projectos de grande importância para a Região, como são a «Estalagem do Cavalo», a Biblioteca Pública, a ligação do IP2 - eixo Norte/Sul e o Aterro de Resíduos Sólidos.
No plano social, a Concelhia de Évora manifesta a sua preocupação com o alheamento do Governo face às notícias sobre eventuais operações de reestruturação do grupo Siemens, ameaçando o futuro dos seus trabalhadores, e, no que diz respeito à habitação social - de responsabilidade governamental -, realça a contribuição da CDU para a construção de 38 fogos no Bairro do Granito, a iniciar brevemente com a Misericórdia de Évora.
Por fim, o PCP analisou o trabalho desenvolvido a nível partidário, considerando-o «positivo mas insuficiente», pelo que aprovou um conjunto de iniciativas no sentido de estabelecer a ligação a um maior número de militantes, criar novos organismos e responsabilizar novos quadros.


«Avante!» Nº 1309 - 30.Dezembro.1998