A JCP no «Forum Estudante»


A JCP esteve presente no «Forum Estudante» que decorreu na FIL entre 13 e 17 de Dezembro. Num momento em que milhares de jovens procuravam respostas sobre o seu futuro escolar e profissional, a divulgação das análises e propostas comunistas era fundamental. Neste sentido, contámos até com a visita do nosso camarada secretário geral Carlos Carvalhas.

No espaço da JCP abordavam-se os principais problemas dos jovens portugueses, entre os quais o desemprego e a crise do sistema educativo, agudamente sentida quer no ensino secundário, quer no superior.
Também a merecer particular destaque estiveram as questões de educação sexual. Os jovens portugueses exigem um livre acesso a toda a informação sobre esta matéria, nomeadamente através da inclusão da educação sexual nos currículos escolares. Assim, e no âmbito de uma campanha lançada pela JCP, foram recolhidas cerca de quatro mil assinaturas de jovens que consideram a educação sexual escolar como um passo fundamental para uma sexualidade assumida, completa e feliz.
Este foi o primeiro contacto com a JCP para muitos jovens que, conhecendo e discutindo as nossas ideias e propostas, aderiram ao nosso projecto. Assim, houve um número recorde de recrutamentos. Oitenta e três novos camaradas de zonas do país tão distintas como Guarda, Viana do Castelo, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, que certamente darão um contributo valioso à organização.
A nossa participação no «Forum Estudante» superou todas as expectativas. Jovens de ambos os sexos procuravam conhecer, debater, lutar pelos seus direitos e encontraram na JCP um organização livre, fraterna e solidária, ao serviço dos seus interesses. Ficou inteiramente demonstrada a fortíssima ligação dos comunistas à juventude do nosso país, a força do nosso ideal transformador e a importância da JCP como organização revolucionária da juventude. — Tiago Redondo


«Avante!» Nº 1309 - 30.Dezembro.1998