Revolução cubana
comemora 40º aniversário


Assinalando o 40º aniversário da revolução cubana, que se comemora sexta-feira, dia 1 de Janeiro, o Comité Central do PCP enviou uma mensagem ao CC do PC de Cuba transmitindo «as mais calorosas felicitações e fraternais saudações dos comunistas portugueses».

O texto salienta que «o triunfo da revolução cubana e o empreendimento da construção de uma sociedade nova, mais justa, mais humana e mais fraterna, constitui um acontecimento histórico de grande significado que influenciou e influencia positivamente a luta libertadora dos trabalhadores e dos povos da América Latina e de todo o mundo».
«Pelas suas notáveis realizações nomeadamente na esfera social e cultural, pela coragem e dignidade com que se tem defendido, pelo exemplo de patriotismo e internacionalismo que tem projectado, a revolução cubana é digna da admiração e da solidariedade das forças democrátiucas e progressistas do mundo inteiro. Em Portugal, as grandes acções de solidariedade com Cuba e contra o criminoso bloqueio imposto pelos EUA que tiveram lugar por ocasião da Cimeira Ibero-Americana do Porto, constituem uma magnífica expressão dos generalizados sentimentos de amizade do povo português para com o povo cubano, que o PCP procurará que se fortaleçam sempre mais. Sentimentos que no nosso país mobilizam sectores cada vez mais amplos da juventude, confirmando a crescente atracção da nova geração pelos valores da amizade e da solidariedade internacionalista e pelos ideias do socialismo.
«A corajosa resistência às ingerências e agressões do imperialismo e o trabalho criador dos comunistas e do povo cubano ao longo destes 40 anos mostram que, mesmo na actual correlação de forças desfavorável no plano mundial, um povo unido, determinado e contando com a solidariedade internacional, porde resistir a poderosos inimigos e, certamente com muitos sacrifícios, persistir na sua opção socialista de desenvolvimento.
«É o socialismo, e não o capitalismo, que pode dar resposta aos problemas da humanidade. É com esta profunda convicção que em Portugal os comunistas defendem os interesses dos trabalhadores, do pvo e do país, lutam por uma viragem de esquerda na vida política nacional, apontam o objectivo de construção em Portugal de uma sociedade socialista, defendem o fortalecimento da solidariedade internacionalista dos comunistas, dos progressistas, dos trabalhadores e dos povos e, em particular, a solidariedade para como os comunistas cubanos, o heróico povo de Cuba e a sua revolução», conclui a mensagem fazendo votos dos «melhores sucessos» e confirmando «a amizade e fraternal solidariedade dos comunistas portugueses».


«Avante!» Nº 1309 - 30.Dezembro.1998