CT's marcam para Abril
encontro nacional


A luta contra o pacote laboral, a defesa da Segurança Social, a eleição de comissões de Saúde, Higine e Segurança e de Comités de Empresa Europeus, e as comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio foram os principais temas em debate na reunião das comissões coordenadoras de Comissões de Trabalhadores, realizada na semana passada em Lisboa.

Um comunicado conjunto saído da reunião de 25 de Janeiro - em que participaram representantes das coordenadoras de CTs das regiões de Lisboa, Porto, Setúbal e Braga e dos sectores da banca, indústria naval, comunicações e caminho-de-ferro - informa que, depois de analisar «o ano político e social de 99 e o desenvolvimento das acções de cooperação e intervenção do movimento das Comissões de Trabalhadores», foi decidido levar a cabo, em Abril, «um grande encontro nacional» de CTs.
As comemorações dos 25 anos do 25 de Abril e do 1º de Maio em liberdade são consideradas como «grandes acontecimentos do ano», e as Cts vão «participar activamente nos actos comemorativos, com uma mensagem forte e dirigida aos jovens trabalhadores, afirmando Abril como acto e processo libertador, mas inseparável das suas realizações e transformações económicas e sociais, que estão hoje seriamente ameaçadas por uma política ao serviço do capital». O comunicado recorda que o próprio movimento das CTs «constitui uma das obras e conquistas mais genuínas dos trabalhadores e da revolução de Abril».
Na reunião foi expresso o empenhamento das coordenadoras regionais e sectoriais na mobilização das comissões de trabalhadores, a par da disponibilidade para cooperar com o movimento sindical, na luta para «travar e derrotar» o pacote laboral e o ataque ao sistema público de Segurança Social. Aqui se incluem as acções da jornada nacional de luta, a decorrer durante esta semana.
Para favorecer «uma estreita cooperação e coordenação» entre as CTs e o movimento sindical nos processos de eleição de comissões de Saúde, Higiene e Segurança nos Locais de Trabalho e de Comités de Empresa Europeus, as coordenadoras decidiram propor um encontro com a Comissão Executiva da CGTP-IN.


«Avante!» Nº 1314 - 4.Fevereiro.1999