Madeira
Agricultores exigem apoios


Cerca de uma centena de agricultores da zona oeste da Madeira, vítimas dos estragos causados pelos temporais do início do ano, concentraram-se frente à Assembleia Legislativa Regional (ALR) da Madeira, no passado dia 27 de Janeiro.

Uma iniciativa apoiada pela CDU, no âmbito da discussão do orçamento regional para 1999, e que foi fruto de contactos estabelecidos desde os temporais, que culminaram num périplo de avaliação e mobilização, do grupo parlamentar da CDU, pelos concelhos de Calheta, Ponta do Sol e Câmara dos Lobos.
Os agricultores, descontentes com a ineficácia e inércia do governo regional em apresentar planos concretos que visem apoiar a agricultura e fazer face aos enormes custos dos danos provocados pelos temporais, entregaram ao chefe de gabinete da presidência da ALR uma carta, na qual propunham que no Orçamento para 1999 constasse uma dotação orçamental de um milhão e 450 mil contos, tendo em conta as estimativas sobre os prejuízos apresentadas pelo Secretariado Regional da Agricultura.
Em conferência de imprensa realizada dias antes, o grupo parlamentar da CDU apresentou o quadro da situação e denunciou o desinteresse do governo regional pelos problemas vividos pelos agricultores.
Os temporais que fustigaram recentemente a Madeira causaram elevados prejuízos à agricultura regional e deixaram muitos agricultores numa situação crítica, dado que muitas culturas já estavam quase na fase de colheita. Mais ainda – uma das culturas mais afectadas pelas chuvas, ventos e granizo foi a da banana, pedra basilar da subsistência de muitas famílias de agricultores.
É neste quadro que a CDU denuncia a posição assumida pelo governo regional que, mais uma vez, à semelhança do que aconteceu por altura dos temporais de 1993 e de 1995, anuncia recorrer à União Europeia e ao governo da República, em busca de apoios compensatórios. A verdade é que, até agora, os agricultores nada receberam, pois o governo regional nunca se esforçou a sério na defesa da agricultura e dos agricultores.
Por outro lado, quando a CDU apresentou, na Assembleia Municipal, no momento da discussão dos orçamentos regionais de 1997 e de 1998, propostas de indemnização aos agricultores lesados com os temporais, a maioria PSD chumbou qualquer tipo de apoio.
Face a esta situação, o grupo parlamentar da CDU apresentou, dia 19 de Janeiro, na ALR, a proposta de criação de uma Comissão Eventual para analisar formas de apoio aos agricultores, sublinhando que, mais do que quantificar os custos, «importa definir um conjunto de outras medidas complementares de apoio aos agricultores face às consequências dos temporais verificados na região.»

Contra novas incineradoras

O deputado da CDU-Madeira, Edgar Silva, manifestou-se contra a criação de três novas incineradoras de resíduos na freguesia de Camacha.
Salientando que a incineradora «não é a melhor solução para a Madeira», Edgar Silva acusou o governo regional de querer fazer da Camacha a lixeira e o esgoto da região.
O deputado da CDU fez estas afirmações durante um encontro com a população do Rochão, no alto da freguesia da Camacha, onde fica situada uma Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, alvo de críticas devido aos escorrimentos de águas lixiviadas, que estarão a contaminar as águas da localidade, e devido aos maus cheiros.
Edgar Silva assegurou que a CDU vai «dar força» à população e questionar, na sessão pública da Câmara Municipal de Santa Cruz, sobre o que a presidência social-democrata tem feito para defender a população da Camacha e os interesses do concelho.

_____

Campanha CDU
pelos direitos da mulher

A CDU/Madeira preparou uma campanha regional sobre os direitos da mulher e contra os maus tratos à mulher.
Esta campanha, já apresentada e em fase de realização, visa sensibilizar as comunidades regionais para os problemas graves de violência e agressão à mulher, pretende motivar para a mudança das mentalidades e dos comportamentos e tem como objectivo garantir a aplicação de medidas concretas na defesa da mulher e dos seus direitos.
No âmbito da campanha, a CDU/Madeira realizou um encontro regional sobre a violência contra as mulheres, a 4 de Dezembro, e teve diversos encontros de trabalho com diferentes instituições regionais, nomeadamente com responsáveis pela PSP e por serviços médicos e sociais, sobre a problemática da Mulher na região.


«Avante!» Nº 1314 - 4.Fevereiro.1999