Os amigos iraquianos dos EUA


A política norte-americana de apoio aos grupos oposicionistas do Iraque está a provocar acesa polémica ente o Departamento de Estado, o Pentágono e a CIA, que não se entendem quanto aos futuros destinatários dos 97 milhões de dólares disponibilizados por Washington.

O caso é tanto mais caricato quanto se sabe que os três principais grupos inicialmente escolhidos para receber os dólares já declararam publicamente não estarem interessados no apoio americano, enquanto o dirigente de um outro grupo, Ahmed Chalabi, do Congresso Nacional Iraquiano, é procurado na Jordânia sob acusação de ter desviado cerca de 20 milhões de dólares de um banco que depois faliu, para além de ter sido acusado por correligionários seus de não prestar contas de como é que o dinheiro angariado pela organização tem sido gasto.
O Congresso Nacional Iraquiano foi uma das organizações apoiadas secretamente pela CIA nos anos a seguir à guerra do Golfo.
Entretanto, no fim-de-semana, aviões norte-americanos e britânicos voltaram a atacar alvos militares no sul do Iraque, a partir de bases na Turquia, Arábia Saudita e Koweit.


«Avante!» Nº 1314 - 4.Fevereiro.1999